Ourique: Sucesso escolar motiva candidatura a fundos comunitários.


O Município de Ourique tem apostado na valorização da oferta educativa existente no concelho e no apoio às famílias para o acesso à oferta educativa superior existente fora do território municipal. A educação é um pilar fundamental de combate às desigualdades e de preparação dos mais novos para os desafios do futuro.

O compromisso com a educação tem sido concretizado através dos apoios sociais e de uma relação estreita com a comunidade educativa, sempre na procura de soluções para os bloqueios, na valorização do trabalho realizado pelas comunidades escolares e na geração de uma oferta educativa apelativa para as crianças e os jovens de Ourique.

Neste quadro, o Município de Ourique encontra-se a executar o projeto “À Descoberta do Saber” cofinanciado pelo FSE, através do POR Alentejo 2020 e contratualizado pela CIMBAL, para somar ao esforço desenvolvido mais um instrumento de afirmação de uma boa oferta educativa.

O projeto “À Descoberta do Saber” destinado à redução e prevenção do insucesso escolar precoce e à promoção da igualdade de acesso a um ensino infantil, primário e secundário de boa qualidade, visa a mobilização da comunidade para a promoção do sucesso escolar e terá uma duração de 3 anos letivos, iniciando já a sua atividade neste ano letivo, numa parceria com o Agrupamento de Escolas de Ourique, que permitirá a realização de diferentes atividades, direcionadas para os alunos, os pais/encarregados de educação, os docentes e os não docentes.

O projeto integra 8 atividades: Encontros para a articulação/comunicação entre entidades; Ações de capacitação dos vários intervenientes da comunidade educativa; Seminários para a partilha de boas práticas; Criação de um Gabinete de Promoção do Sucesso Escolar, com afetação de 2 técnicos superiores com qualificações na área da psicologia e da terapia da fala; Dinamização de atividades nas aulas de Educação para a Cidadania do 2º e 3 Ciclo; Criação de atividade extracurricular no 1º Ciclo de Educação Ativa, dedicada aos métodos e hábitos de estudo; Oficinas de Apoio ao Estudo; Ação para o envolvimento parental e as Atividades de Animação para os Encarregados de Educação.

A candidatura aprovada e executada no âmbito do POR Alentejo 2020, apresenta um investimento de 150.538,80€, cofinanciado a 85% pelo FSE e será um importante complemento ao trabalho já desenvolvido pelo Município de Ourique e pela comunidade Educativa do Agrupamento de Escolas de Ourique na construção de uma oferta educativa de qualidade que contribua para o crescimento das crianças e jovens de Ourique, habilitando-os para o futuro.

O Município de Ourique continua a concretizar políticas autárquicas centradas nas pessoas, na valorização do território e na afirmação de Ourique e do seu Mundo Rural.


Share This Post On
468x60.jpg