“PALAVRAS ANDARILHAS”: 17ª edição da festa da palavra contada. Beja a Cidade dos Contos.


A Câmara Municipal de Beja, através da sua Biblioteca Municipal, organiza entre 30 de agosto e 1 de setembro de 2024, a 17ª edição das Palavras Andarilhas – festa da palavra contada, que decorrerá no Jardim Público dessa cidade.

O Jardim Público (Gago Coutinho e Sacadura Cabral) será o lugar central das atividades, e será neste coração verde da cidade de Beja, que poderá descobrir “Os sentidos do Jardim”, conhecer o projeto “Cultivar”, ou sentar-se num canteiro do jardim e deliciar-se com as atividades que os mediadores de leitura convidados prepararam para pais e filhos.

O programa (https://palavrasandarilhas.pt/programa/) terá como pontos altos as já tradicionais noites de contos, no palco principal a partir das 21h30, com o “Recanto dos Contos”, onde durante todo o dia poderá ouvir contos ou mesmo inscrever-se para contar. No domingo para encerrar a festa, haverá um “Pôr-do-sol de contos”, com muitos contos cantados.

Nas manhãs e final de tarde haverá momentos de conversa e partilha de saberes, com tertúlias de convidados que vão ajudar a pensar sobre “Literatura e Natureza”, “A importância da natureza nos contos”, “Literatura infantil e cidadania” ou “Tradição oral, memória e modernidade”.

As oficinas de capacitação, dirigidas a mediadores de leitura (acesso mediante inscrição prévia), ocorrem no dia 31 de agosto e 1 de setembro, e serão uma oportunidade para partilhar o saber fazer, desde a arte de contar, ler e escutar às ferramentas para aguçar a imaginação e o ofício da escrita.

Na Feira dos Livreiros e no Mercadinho Andarilho irá encontrar propostas de leitura e objetos mágicos, assim como atividades para pequenos e graúdos.

As Associações Culturais do Concelho de Beja fazem a festa nos canteiros do jardim dando a conhecer o seu trabalho através de atividades onde poderá participar sozinho ou em grupo.


Share This Post On
468x60.jpg