Paraquedistas: Novo comandante do Regimento é alentejano, natural de Elvas.


O “elvense” coronel Hilário Peixeiro, é novo comandante do Regimento de Paraquedistas, unidade sediada no Polígono Militar de Tancos, que integra a Brigada de Reação Rápida (BrigRR).

coronel-peixeiro_800x800No passado dia 02 de novembro, o coronel de Infantaria Paraquedista Hilário Dionísio Peixeiro, 51 anos, assumiu as funções de Comandante do Regimento de Paraquedistas, RPara, sediado no Polígono Militar de Tancos, concelho de Vila Nova da Barquinha, por ter sido nomeado para desempenho dessas funções por despacho de 30 de setembro de 2016, de SEXA o General  Chefe do Estado-Maior do Exército.

O novo comandante nasceu em Lisboa, mas foi criado na cidade alentejana e raiana de Elvas, da qual se considera um “filho adotivo”.

O Comandante do Regimento de Paraquedistas recebeu o Estandarte Heráldico do Regimento das mãos do 2ºComandante após o que usou da palavra tendo manifestado ser uma honra comandar o RPara

Após o desfile das forças em parada, o novo Comandante do RPara recebeu, no Auditório Coronel Alcínio Ribeiro, a apresentação de cumprimentos dos Oficiais e Sargento da Unidade.

Resumo biográfico do coronel Hilário Peixeiro

O Coronel de Infantaria Paraquedista Hilário Dionísio Peixeiro nasceu em 21 de setembro de 1965 em lisboa, foi criado em Elvas, com uma passagem por Moçambique e ingressou na Academia Militar em setembro de 1984. Foi promovido ao posto de Alferes de Infantaria em 1989.
Concluído o 175º curso de pára-quedismo em outubro de 1993, ingressou nas tropas pára-quedistas e foi colocado no, então, 1ºBatalhão de Infantaria Aerotransportado em janeiro de 1994 como adjunto da Companhia de Apoio de Combate.
Em Agosto de 1994, ainda tenente, foi nomeado comandante da 11ª CParas, então denominada Companhia de Infantaria Aerotransportada que, após a sua promoção ao posto de Capitão, em setembro do mesmo ano, comandou até novembro do ano seguinte.
Como Capitão, desempenhou também as funções de oficial de logística do 3º Batalhão de Infantaria Aerotransportado na missão IFOR, em 1996-97, na Bósnia-Herzegovina e, já em território nacional, até janeiro de 1998. Desempenhou ainda as funções de adjunto da Repartição de Logística da Brigada Aerotransportada Independente.
Após o Curso de Promoção a Oficial Superior desempenhou novamente as funções de oficial de logística, agora do 2ºBatalhão de Infantaria Paraquedista na missão da UNTAET, em 2000/01, em Timor-Leste onde foi promovido, em setembro de 2000, ao posto de Major.
Concluído o curso de estado-maior que frequentou de 2001 a 2003, esteve colocado até 2006 como professor do Instituto de Altos Estudos Militares e, posteriormente, do Instituto de Estudos Superiores Militares.
Promovido ao posto de Tenente – Coronel em novembro de 2005, esteve colocado na Divisão de Operações do Quartel-General do NATO Rapid Deployable Corps -Italy, em Milão, Itália, de onde regressou em setembro de 2009 para ser colocado no Quartel-General da Brigada de Reação Rápida como Oficial de Operações.
Em agosto de 2011 foi nomeado comandante do 1ºBIPARA que comandou até outubro de 2012, passando, desde essa data até novembro de 2013, a desempenhar as funções de 2º Comandante do Regimento de Infantaria nº15.
Em 7 de novembro de 2013 assumiu as funções de Chefe de Estado-Maior da Brigada de Reação Rápida que desempenhou até 25 de outubro de 2016.
Foi promovido ao posto de Coronel em 19 de setembro de 2016, com antiguidade de 2 de julho.
O coronel de Infantaria Paraquedista Hilário Peixeiro, é casado e vive em Vila Nova da Barquinha.

Share This Post On
468x60.jpg