Património: Governo fez entrega de casas desocupadas a Câmaras Municipais.


A ESTAMO (sociedade pública que gere os ativos imobiliários do Estado) entregou 27 casas a 17 autarquias, entre as quais estão Castro Verde e Moura, acordos que preveem um investimento total de 8,5 milhões de euros.

A cerimónia decorreu na sede da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), em Coimbra, juntou a Estamo, em representação do Estado central, a ANMP e autarcas de 16 municípios, apenas Castro Verde não esteve presente.

No pacote hoje distribuído há casas para todos os gostos, desde florestais a antigas habitações de juízes, passando por quintas. E diversos são também os destinos que as Câmaras se comprometeram a dar, para habitação, museus ou apoio a sapadores e atividades turísticas.

Em Moura, duas casas de magistrados tornam-se na nova delegação da Liga Portuguesa Contra o Cancro e num espaço dedicado à ação social do município. Não é conhecido o valor do investimento.

Em Castro Verde, o antigo gabinete da Direção Regional de Agricultura (DRAP), vai dar lugar ao Arquivo Municipal num investimento de 400 mil euros.

Fonte do Município castrense justificou que “há muito, se identificou a necessidade de criação de um espaço que sirva o objetivo de criação de um Arquivo Municipal, necessariamente para concentração de todo o histórico documental do Município, e que a partir deste estádio se dê início à necessária organização e fácil disponibilização do seu acesso para consulta e uso pelos serviços municipais e outros”.

Outro exemplo ocorre em Torres Novas, onde a casa que já foi de magistrados torna-se em casa de transição para ex-reclusos do estabelecimento prisional local.

Teixeira Correia

(jornalista)

Foto: DR


Share This Post On
468x60.jpg