Portel: Despiste brutal de automóvel mata jovem de 22 anos. Deixa filha com 2 anos.
O excesso de velocidade poderá estar na origem do violento despiste de um veículo ligeiro de passageiros, ocorrido na madrugada de ontem, no Itinerário Principal (IP) 2, entre Portel e Vidigueira, em que morreu um jovem e outros dois ficaram gravemente feridos.
Os pais do jovem que perdeu a vida ocorreram ao local, tendo a mãe acabado por ser assistida numa ambulância dos Bombeiros de Portel que socorreu as vítimas. Todos os envolvidos no acidente residem em Vidigueira.
A violência do embate, contra o pilar de um dos três viadutos daquele troço, foi de tal ordem que Fábio Cerejo, 22 anos, ao que tudo indica o condutor do automóvel, foi projetado para fora da viatura e terá tido morte imediata, enquanto os seus amigos, Duarte Alberto, 20 anos e João Fernandes, 22 anos, ficaram encarcerados.
O acidente ocorreu cerca das 00,10 horas, ao quilómetro 310,5 do IP2, no sentido Norte/ Sul, próximo do viaduto da Serra do Mendro que separa os concelhos de Portel e Vidigueira e os distritos de Évora e Beja.
O veículo transformado para tuning, um Honda Civic Typer, entrou numa valeta durante quase 100 metros, depois “voou” por cima dos rails de proteção exteriores da via, embateu com a frente direita no pilar do viaduto, deixando a suspensão enfaixada no cimento, acabando o automóvel por ser projetado cerca de 30 metros para fora da estrada. Os destroços do automóvel ficaram espalhados ao longo de dezenas de metros, com o automóvel a partir-se em três partes.
Duarte Alberto foi transportado para o Hospital de Beja, enquanto que João Fernandes, para o Hospital de Évora. O corpo de Fábio Cerejo, que deixa órfã uma filha com 2 anos, foi trasladado para a morgue da última das unidades hospitalares, onde será autopsiado.
O local onde se deu o trágico desfecho é uma reta e na altura do acidente, além de frio, as condições atmosféricas eram boas. O trânsito esteve condicionado durante cerca de cinco horas, fazendo-se de forma alternada pela faixa da direita no sentido Sul/ Norte.
No socorro às vítimas estiveram os Bombeiros de Portel e Vidigueira, a VMER do Hospital de Beja, a SIV do Centro de Saúde de Moura militares do Destacamento de Trânsito, NICAV e Territorial do posto de Portel, do Comando Territorial (CT) de Évora, do posto de Vidigueira do CT Beja e Estradas da Planície, num total de 42 operacionais, apoiados por 15 viaturas.
Teixeira Correia
(jornalista)