Praxes: Governo estudou o fenómeno no Ensino Superior e apresenta o mesmo hoje.
O fenómeno social conhecido como “praxe” no ensino superior em Portugal foi alvo de um estudo detalhado que vai começar a ser divulgado e discutido esta segunda-feira, em Braga, na presença de estudantes e de dirigentes estudantis e de instituições de ensino superior.
O estudo foi promovido pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES) durante o último ano e foi realizado por uma equipa conjunta de investigadores do Centro de Investigação e Estudos Sociais do ISCTE-IUL (CIES), do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (ISUP) e do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CÊS), sob coordenação de João Teixeira Lopes (ISUP) e João Sebastião (CIES).
A sessão em Braga conta com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, do Presidente do Conselho dos Reitores, António Cunha, e do Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos, Nuno Mangas, e será realizada no anfiteatro B1 do Complexo II da Universidade do Minho, no campus de Gualtar.
A discussão do estudo será alvo de diversas sessões de debate e audição pública, estando já confirmadas as seguintes sessões:
16 de Março: Vila Real, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
23 de Março: Évora, Universidade de Évora
28 de Março: Leiria, Politécnico de Leiria
3 de Abril: Lisboa, ISCTE-IUL.
O relatório “A praxe como fenómeno social” será divulgação no sítio da internet da DGES.
Teixeira Correia
(jornalista)