Dos 23 novos candidatos às eleições autárquicas apresentados pelo PSD, não há qualquer candidato do distrito de Beja. Nuno Palma Ferro (Beja), António Sebastião (Almodôvar) e Gonçalo Valente (Ourique), são “candidatos a candidatos”.
A Coordenação Autárquica Nacional do PSD apresentou os nomes de novos candidatos em autarquias onde o PSD não tem a presidência da câmara, sendo que do distrito de Beja não figurava nenhum nome dos já aprovados.
Segundo José Silvano, secretário-geral e responsável pela Coordenação Autárquica Nacional, o PSD “não prescinde de decidir quais são as apostas com mais possibilidades de conquistar câmaras”, admitindo que “há escolhas dissonantes” com as estruturas locais do partido, “garantindo” que a Direção Nacional “vai assumir” os resultados eleitorais.
Face à comunicação do PSD, os três nomes mais falados na região, Nuno Palma Ferro (Beja), António Sebastião (Almodôvar) e Gonçalo Valente (Ourique) não passam, de momento, de: “candidatos a candidatos”, “candidatos de facebook” ou de “candidatos de pretensos fazedores de opinião”.
No distrito de Beja desde 2013, quando António Sebastião terminou o seu terceiro mandato em Almodôvar, que o PSD não tem qualquer presidência de Câmara. Entre 2001 e 2005, o partido tinha as presidências das Câmaras de Almodôvar e Ourique, com António Sebastião e José Raul dos Santos, respetivamente.
Nas Autárquicas de 2017, o PSD correu sozinho ou em coligação em treze dos catorze concelhos do distrito, não tendo apresentado qualquer candidatura em Vidigueira. Listas somente do PSD: Almodôvar (António Sebastião), Alvito (Luís Ferro), Beja (Pinela Fernandes), Mértola (David Encarnação), Moura (João Francisco Guerreiro), Odemira (Luís Freitas) e Ourique (António Afonso). Coligação PSD/CDS: Aljustrel (Marta Ferro Mello), Castro Verde (Herlander Mira), Ferreira do Alentejo (José Pereira) e Serpa (António Bettencourt). Coligação CDS/PSD: Barrancos (Dalila Guerra) e Cuba (Pedro Janeiro).
Com os 100 candidatos apresentados ontem e os dois anteriores, a única referência ao distrito de Beja nos 102 nomes apresentados é o de Carlos Moedas, o bejense que é candidato à Câmara de Lisboa.
Teixeira Correia
(jornalista)