PSD: Rui Rio ignora escolha da Distrital de Beja para as Legislativas de outubro.
O presidente do PSD fez “tábua rasa” da decisão da Distrital de Beja, com vista às Eleições Legislativas. Rui Rio ignorou “a teia familiar” na escolha de Inês Guerreiro, como cabeça de lista.
Henrique Silvestre Ferreira, filho do proprietário da Herdade do Vale da Rosa, em Ferreira do Alentejo, é uma escolha pessoal de Rui Rio, que atira por terra, a estratégia da Distrital de Beja, que na noite da passada segunda-feira tinha escolhido Inês Guerreiro, como cabeça de lista para as Legislativas de outubro.
Henrique Silvestre Ferreira, foi o vencedor do prémio de melhor jovem agricultor em 2014, Henrique Silvestre Ferreira e é filho do comendador António Silvestre Ferreira.
Além de Inês Guerreiro a Distrital tinha escolhido como número 2, Damião Félix, de Serpa, e como número 3, Fernanda Pereira, de Beja.
Fonte do PSD disse ao Lidador Notícias que “depois das críticas à teia familiar no Partido Socialista, aceitar a indicação da Distrital de Beja, era confirmar a existência de uma teia familiar no partido”, justificou.
Recorde-se que desde o passado dia 16 de fevereiro, o presidente da Comissão Política da Distrital de Beja do PSD, é empresário Gonçalo Valente, de 38 anos e natural de Ourique, que era na altura o presidente da Concelhia “laranja” de Ourique. Inês Guerreiro é sobrinha do antigo presidente da Distrital e da Câmara de Ourique, José Raul dos Santos, que foi deputado na Assembleia da República na 10ª Legislatura, eleito pelo Círculo do Porto.
A escolhida é ainda prima de José Diogo Santos, Vice-presidente da Assembleia Distrital do PSD e filho de José Raul dos Santos e irmã de Ana Filipe Guerreiro, Vogal da Comissão Política Distrital.
E agora ?
Depois desta posição de Rui Rio que ignorou a escolha da Distrital de Beja, aguardam-se os próximos dias para saber qual será a posição pública da estrutura “laranja”.
Apresenta a demissão ?. Não apoia o candidato escolhido por Rui Rio ? Ou “assobia para o lado” como nada se tivesse passado e apoia Henrique Silvestre Ferreira.
Teixeira Correia
(jornalista)