PSD: Só 329 dos 587 militantes do distrito de Beja podem votar.


Há 329 militantes do PSD do distrito de Beja no universo 46.029 com a quota de novembro válida para votar, nas eleições diretas, marcadas para o próximo dia 27 de novembro, a que corresponde a 0,71% do total.

Segundo o site do partido, há 46.029 militantes com a quota de novembro válida para votar na eleição do próximo líder, um valor que poderá sofrer poucas alterações, uma vez que termina na segunda-feira o prazo para reclamações. O PSD tem 84.992 militantes registados.

Nos três distritos do Alentejo, o PSD tem 2.017 militantes registados, sendo que Beja com 587, a que corresponde 0,69% do total, é o distrito ou região autónoma com o menor número de militantes, Évora tem 774 (0,91%) e Portalegre tem 656 (0,77%).

No que diz respeito a militantes com as quotas pagas o distrito de Beja tem 329 (0,71%), Portalegre apresenta 276 (0,70%) e Évora tem 509 (1,11%). No caso do distrito de Beja é de 56,04% a percentagem entre o número de militantes inscritos (587) e aqueles que tem quotas em dia (329).

O presidente do partido Rui Rio e o eurodeputado Paulo Rangel são os candidatos à liderança da Comissão Política Nacional do PSD, cujas eleições estão marcadas para 27 de novembro. Já o 39.º Congresso do PSD está agendado para entre 17 e 19 de dezembro em Lisboa.

Também o ex-candidato do PSD à Câmara de Alenquer, Nuno Miguel Henriques, manifestou também a intenção de disputar a liderança do PSD.

Assembleia Distrital de Beja

José Pinela Fernandes, Presidente da Mesa, convocou uma Assembleia Distrital Ordinária, a realizar no dia 29 de Novembro, (segunda-feira) pelas 21h00, na Sede Distrital, sito à Praça da República nº17 1ºDrt., em Beja com a seguinte Ordem de trabalho: Definição do perfil do Candidato às Eleições Legislativas de Janeiro de 2022.

No passado dia 15, a direção do PSD apresentou um cronograma que prevê que as concelhias, no distrito de Beja há quatro: Beja, Ourique, Almodôvar e Moura, deem indicações sobre as listas de deputados às distritais e estas façam a comunicação à direção nacional. Segundo o documento as negociações entre as distritais e a direção deverão decorrer até 6 de dezembro, mas é o presidente do PSD, no caso Rui Rio, que tem a prorrogativa de escolher os candidatos.

Em 2015 e 20189 Direção Nacional ignorou Distrital de Beja

Na primeira das legislativas, o PSD Distrital escolheu o nome de Mário Simões, que não foi aceite a nível nacional, tendo sido substituído por Nilza de Sena. Também em 2019, a Direção Nacional do PSD fez “tábua rasa” da decisão da distrital. A escolha em Beja tinha recaído em Inês guerreiro, mas depois Rui Rio escolheu Henrique Silvestre Ferreira.

Presidente da Distrital e JSD em “rota de colisão” nos apoios eleitorais.

A 28 de outubro, a Juventude Social-Democrata (JSD) Distrital de Beja emitiu um comunicado onde “manifestou” o seu apoio a Rui Rio na corrida à liderança do PSD, defendendo este é o candidato “dos militantes e não dos importantes”, e que o anúncio foi tornado público sabendo que aquele candidato “é o melhor para o futuro do PSD e do nosso país”, sustenta a estrutura.

Este anúncio não terá sido alheio à publicação feita nas redes sociais por Gonçalo Valente, presidente da Distrital de Beja do PSD, onde este se dirigiu aos militantes do partido e aos amigos e expressou o seu apoio pessoal a Paulo Rangel. O líder da distrital justificou tal apoio por “reconhecer a sua preparação para ser Primeiro-ministro”, e que o seu espírito aglutinador “fez-me voltar a acreditar que era possível novamente”, rematando a publicação com um forte apelo: “vamos mudar o partido, vamos ganhar o País!”.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg