O Comando Distrital de Beja da PSP (CD Beja), deteve dois indivÃduos por suspeita de tráfico de produto estupefaciente. Um dos suspeitos tinha na sua posse 6 notas contrafeitas de 20 euros.
Os dois indivÃduos, de 23 e 28 anos, respetivamente, foram detidos em Beja, tendo mais velho na sua posse 47 doses individuais de haxixe e 6 notas contrafeitas de 20 euros e o mais novo 37 doses individuais de haxixe e 100 euros em notas e moedas do Banco Central Europeu.
O indivÃduo, já com cadastro criminal, que tinha as notas contrafeitas na sua posse foi detido na passada terça-feira no âmbito de uma operação da Esquadra de Investigação Criminal da PSP com o apoio da Esquadra de Intervenção. Presente no dia seguinte a um Juiz de Instrução no Tribunal de Beja foi-lhe decretada como medida de coação a apresentação periódica à s autoridades.
A PSP de Beja deteve ainda 1 pessoa, de 26 anos de idade, pela prática do crime de condução de veÃculo automóvel, sem habilitação legal para o efeito e outra de 45 anos de idade, pela prática do crime de desobediência. Foram ainda identificadas 2 pessoas, de 20 e 21 anos de idade, por suspeita da prática de consumo de produto estupefaciente.
Entre 11 e 18 de fevereiro e no âmbito da sua atividade operacional, especialmente dedicada à fiscalização do cumprimento das medidas restritivas de contenção da pandemia COVID-19, o CD Beja promoveu 20 Operações Policiais, das quais resultaram a instauração dos seguintes processos contraordenacionais: 7 pela violação do dever de recolhimento domiciliário, sem justificação legal para o efeito.
Enquadradas na atividade operacional de CD Beja foram realizadas 22 Operações de Fiscalização Rodoviária, e no Plano Nacional de Fiscalização, que contabilizam: 228 VeÃculos fiscalizados, 120 Condutores submetidos ao teste de alcoolémia e 22 Infrações detetadas.
Em Beja, a PSP registou 1 acidente rodoviário, do qual só resultaram danos materiais.
O Núcleo de Armas e Explosivos do CD Beja, nas suas instalações e no perÃodo em apreço, procedeu à recolha de 6 armas de fogo, perdidas a favor do Estado.
Teixeira Correia
(jornalista)