Reguengos de Monsaraz: Município prepara iniciativas promocionais do barro e olaria


Oleiros de São Pedro do Corval juntos em encontro promovido pela autarquia de Reguengos de Monsaraz, destinado a analisar iniciativas de promoção do sector e a Festa Ibérica da Olaria e do Barro.

FIOBAR- Cartaz_800x800O Município de Reguengos de Monsaraz reuniu com oleiros de S. Pedro do Corval, o maior centro oleiro do país com 22 olarias em atividade, com o objectivo de preparar diversas iniciativas promocionais e de divulgação da sua arte tradicional. Os oleiros visitaram as obras de construção da Casa do Barro, o futuro centro interpretativo da olaria de S. Pedro do Corval que vai abrir ao público em maio, durante a Festa Ibérica da Olaria e do Barro.

A geminação da Casa do Barro com o museu da olaria de Salvatierra de los Barros, localidade parceira na organização há mais de duas décadas da Festa Ibérica da Olaria e do Barro, foi outro dos temas em discussão.

A criação de uma associação de defesa da sua atividade económica e que tenha mecanismos para promover o centro oleiro a nível nacional e internacional mereceu a atenção dos participantes no encontro.

Foi analisada a participação das olarias na Ferinarte – Feira Internacional de Artesania na Extremadura, mas também questões referentes à preparação da Festa Ibérica da Olaria e do Barro, que vai decorrer de 22 a 24 de maio em S. Pedro do Corval, feira que junta os dois maiores centros oleiros da Península Ibérica.

O Festival Ibérico de Música Popular e Tradicional leva este ano à Festa Ibérica da Olaria e do Barro as atuações de D. Laura e Teresa Tapadas, Nayara e Ballet Flamenco de Sevilha e a Banda e o Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica Corvalense.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg