RI3/ Beja: General Carlos Perestrelo preside hoje ao “Dia da Unidade.
O Major-General Carlos Perestrelo, comandante da Brigada de Reacção Rápida (BrigRR), preside hoje às comemorações dos 209 anos do Regimento de Infantaria (RI) 3.
O comandante da Brigada de Reacção Rápida (BrigRR), Major-General Carlos Perestrelo, preside hoje em Beja, às comemorações do “Dia do Unidade”, do Regimento de Infantaria 3, que celebra o 209º aniversário.
A Sessão Solene realiza-se às 11.00 horas, na Pousada de São Francisco, anterior aquartelamento da unidade, antes das actuais instalações no Vale Aguilhão (IP2).
Recorde-se que o RI 3 é comandado desde o passado dia 4 de setembro de 2014, pelo Coronel Carlos Faria, um militar “formado e filho da casa” e tem como segundo comandante, o Tenente-coronel Joaquim Branquinho.
As raízes históricas do RI 3 remontam a 1806, aquando da reorganização militar operada por D.João VI, data em que os regimentos passaram, pela primeira vez, a ser numerados.
Ao longo da sua história o RI3 incorporou o legado patrimonial de outras unidades como os Regimentos de Infantaria 16 e 17, mais tarde, o Regimento de Infantaria de Beja, decorrentes das reorganizações que foram ocorrendo no exército.
2º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército.
Curiosamente, na data em que celebra os 209 anos, e novo contexto de formação do Exército, o Regimento de Infantaria 3 (RI3), vai dar início à importante missão de ministrar o 2º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército (2CFGCPE15).
O curso, no regime de prestação de serviço em Regime de Contrato/ Regime de Voluntariado (RC/ RV), que tem hoje início, tem o final previsto para 31 de julho, prevendo-se que seja frequentado por cerca de uma centena de cidadãos oriundos do Alentejo e Algarve.
No final da Instrução Básica tem lugar a cerimónia do Juramento de Bandeira, a ter lugar no dia 12 de junho, um dos momentos mais gratificantes para o militar.
Para este importante e significativo momento, são convidados os familiares e amigos para testemunhar o feito conseguido. O Juramento de Bandeira inclui uma parada e um desfile militar.
Curso de Formação de Praças- O que é ?
O Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército (CFGCPE) visa habilitar os formandos com formação geral e técnica, adequada às competências e níveis de desempenho próprios de classe e posto.
O CFGCPE em a duração de 12 semanas sendo dividido em duas partes: Instrução Básica (5 semanas) e Instrução Complementar (7 semanas).
A formação é complementada pela instrução da Especialidade, cujo tempo de instrução varia consoante a especialidade atribuída.
Teixeira Correia
(jornalista)