Santa Clara-a-Nova (Odemira): 8º Festival do achigã nos dias 17 e 18 de setembro.


Nos dias 17 e 18 de setembro, a aldeia de Santa Clara-a-Velha, no interior odemirense, recebe o 8º Festival do Achigã, com gastronomia, artesanato, animação desportiva, animação infantil e espetáculos musicais.

mapa_odemira_800x800O objetivo do Festival é divulgar a região, dando a conhecer os produtos mais genuínos da região, sobretudo o achigã, espécie muito abundante na Barragem de Santa Clara. Os visitantes terão a oportunidade de provar o achigã como ingrediente principal, bem como outros petiscos regionais. O recinto do Festival abre às 12.00 horas.

A iniciativa é da responsabilidade da Associação “Os Amigos de Santa Clara”, com os apoios do Município de Odemira, das Juntas de Freguesia de Santa Clara-a-Velha e de Luzianes-Gare, GNR e da população local.

Para o dia 17 de setembro está agendado o concurso de pesca (pelas 8.00 horas), sendo depois as atenções centradas na animação musical, com espetáculos de fado pelo recinto (13.00 horas), Gentes do Alto Mira (15.30 horas), e do Rancho Folclórico de Vila Nova de Milfontes (17.00 horas), seguida da atuação de António Ledo (18h30). Ao final da tarde haverá ainda animação infantil. Durante a tarde, destaque ainda para a entrega de prémios do concurso de pesca agendada para as 15.00 horas. Para a noite está reservada a atuação do grupo de música tradicional Sons do Mira, a atuação José Malhoa e baile com Rui Soares & Lau.

À semelhança da edição anterior, a organização vai oferecer, durante a madrugada, a tradicional “Açorda Alentejana” para repor as energias.

Para o dia 18 de setembro a animação do recinto contará com a atuação dos Cavaquinhos do Mira (13.00 horas), do grupo de música tradicional do Alentejo Os Cuzeiro (14.30 horas). Pelas 16.30 horas terá início baile com Ana e Edgar e a atuação do artista Ruizinho de Penacova.


Share This Post On
468x60.jpg