São Manços/ Évora: Detidas 14 pessoas e apreendidas 1,37 toneladas de azeitona.


Militares da GNR detiveram catorze pessoas e apreenderam mais de uma tonelada de azeitona nos olivais do Lagar da Cartuxa, na Herdade do Álamo de Cima, pertença da Fundação Eugénio de Almeida, em São Manços, concelho de Évora.

O grupo composto por treze homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 17 e os 63 anos, todos eles residentes fora do distrito alentejano, apanhava azeitona de forma ilegal, quando foi surpreendido pelos militares dos Destacamentos Territoriais (DT) de Évora e Reguengos de Monsaraz.

Ao LN o tenente Luís Mirandez, do DT de Évora da GNR, as detenções ocorreram “depois de uma denúncia feita pelo proprietário do olival”, acrescentando que as 1,37 toneladas de azeitona, significam “a maior apreensão feita durante a campanha 2016/ 2017”, sustentou.

Além da azeitona furtada, que foi entregue ao legítimo proprietário, foram apreendidas seis viaturas.

Os catorze detidos foram constituídos arguidos, sujeitos a termo de identidade e residência, tendo comparecido ontem (quinta-feira) no Tribunal de Évora, onde foram ouvidos, tendo o processo baixado a inquérito.

Desde o passado dia 1 de novembro e até 31 de janeiro de 2017, a GNR reforçou o patrulhamento das explorações agrícolas com a operação “Campo Seguro”, tendo no ano passado sido apreendidas 19,2 toneladas de azeitona.

Recorde-se que os furtos de azeitona levaram a Câmara de Campo Maior a interditar o acesso a algumas estradas, já que naquele concelho no que vai de campanha, houve a participação de 11 furtos, foram recuperados 10.261 quilos de azeitona, 8 pessoas foram detidas e 7 identificadas, números que juntos à da apreensão de São Manços, já superam os registados o ano passado.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg