Serpa: Cortejo Etnográfico no domingo de Páscoa.
Serpa regressa ao passado no domingo de Páscoa com o tradicional Cortejo Histórico e Etnográfico, ponto alto das Festas do Concelho.
Quarenta e oito carros e cerca de setecentos participantes vão, no próximo dia 1 de abril, domingo de Páscoa, recriar mais uma vez a evolução histórica do concelho de Serpa, com quadros representativos de aspetos da sociedade, do património, dos usos e costumes e dos ofícios tradicionais.
O Cante Alentejano, Património Cultural Imaterial da Humanidade desde 2014, volta a marcar presença forte nesta iniciativa através da participação de vários grupos e ranchos corais.
Organizado pelo município de Serpa com a participação da população, a sua preparação começa a ser feita com cerca de seis meses de antecedência, sendo de destacar os trabalhos de montagem e pintura dos carros, a construção dos quadros, a preparação dos trajes e a organização dos figurantes e das equipas de trabalho, para que não falte nenhum pormenor nas cerca de quatro horas de duração da iniciativa.
O Cortejo Histórico e Etnográfico realizou-se pela primeira vez em 1979, integrado na Festas do Concelho em Honra de Nossa Senhora de Guadalupe, tornando-se um dos seus momentos altos e atraindo anualmente centenas de visitantes.