Para além da requalificação profunda que custou cerca de 750 mil euros, tem um novo espaço destinado ao Centro Interpretativo do Queijo, um produto de excelência do concelho.
O renovado Mercado Municipal de Serpa irá reabrir no dia 29 de maio, após obras profundas de requalificação, que visaram a valorização global do equipamento, mas também a criação de um conceito mais amplo que pretende integrar os mercados de proximidade do concelho numa rede municipal, com atratividade turística.
Esta obra, que representou um investimento na ordem dos 750 mil euros e que só foi possível graças ao financiamento a 85 por cento do Programa Valorizar, visa solucionar algumas debilidades que o edifício anteriormente apresentava e melhorar as condições de funcionamento dos espaços comerciais, pensando nos seus utilizadores.
No novo Mercado vão abrir oito novas lojas, dois talhos, uma peixaria, várias bancas de frutas e legumes, bem como de enchidos e produtos tradicionais e ainda um café, dotado de uma boa esplanada.
Será possível visitar neste novo espaço, o Centro Interpretativo do Queijo, o produto de excelência do concelho, local onde se valoriza este produto, dando destaque à forma como é produzido.
Apesar de inovador e com uma abordagem mais contemporânea, graças às novas valências, bastante visíveis na Loja do Queijo, na Loja dos Vinhos, no Centro Interpretativo do Queijo e numa nova cozinha experimental, o novo Mercado não deixa de contar também com o elemento mais tradicional dos mercados, a venda de proximidade.
Recordamos que este novo espaço está integrado na Rede Municipal de Mercados que está a nascer em todas as freguesias do concelho, fruto de uma candidatura ao Programa Valorizar, intitulada Serpa, Mercados em Rede, cujo objetivo é requalificar e revitalizar a rede de mercados locais no concelho de Serpa, integrando-a na oferta turística, enquanto produto distintivo e em complementaridade com os demais produtos turísticos, de modo a alcançar a sustentabilidade social, ambiental e económica, em paralelo com a garantia da satisfação dos residentes a curto e a médio/longo prazo.
O projeto Serpa, Mercados em Rede foi desenhado como forma de alavancar os mercados de proximidade, em que cada um destes espaços terá um produto de eleição e prevê a intervenção em duas vertentes distintas, mas complementares, que integram um conjunto de intervenções e ações, nomeadamente a reabilitação e também a revitalização e valorização com nova imagem gráfica dos mercados tradicionais do concelho de Serpa. A rede integra os mercados de Serpa (queijo), Pias (vinho), Vila Nova de S. Bento (enchidos e presunto), Brinches (produtos do Rio), Vale de Vargo (azeite) e Vila Verde de Ficalho (produtos da Serra).
O presidente do Município, Tomé Pires, durante uma reunião com os lojistas, que se realizou na sexta-feira, destacou que “esta intervenção mais ampla em todos os mercados do concelho só foi possível graças à capacidade do Município para captar financiamento para estas intervenções, quer da obra, quer da estratégia de comunicação e marketing”.