Serpa: Vandalizada ermida do santuário de Nossa Senhora de Guadalupe.


O Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese (DPHAD) de Beja, veio a público dar conta da vandalização de muros e estruturas ornamentais da do Santuário de Nossa Senhora da Guadalupe, em Serpa.

serpa-ermida-guadalupe_800x800Considerado como um dos tesouros artísticos da cidade alentejana, situado no monte de São Gens, conhecido como “Altinho”, foi alvo por parte de desconhecidos, da destruição do ardo da igreja, que data da segunda metade do século XVIII.

Fonte da DPHAD de Beja, justificou que “os prejuízos, avaliados em milhares de euros, não são de fácil recuperação”, justificaram.

Os factos agora revelados pela Diocese, ocorreram durante o mês de setembro, e de acordo com o DPHAD de Beja, tem sido “reclamada junto das autoridades, uma maior atenção”, tal como nos edifícios públicos, para que as igrejas “sejam alvo de um acompanhamento mais efetivo”, rematam. No ar ficou a interrogação: “será necessário apelar à vigilância popular para que o património religioso consiga sobreviver ?”

Segundo apurou o Lidador Notícias (LN) junto de fonte do Comando Territorial de Beja da GNR, “no posto de Serpa foi dado conhecimento da situação, pelo pároco local, e justificando que não deseja apresentar queixa formal ou procedimento criminal”, acrescentando a nossa fonte que “a GNR lavrou auto de ocorrência para o Ministério Público”, desconhecendo se “há alguma investigação no terreno”, concluiu.

A terminar a Diocese recorda que o ano de 2016 “não tem sido propício no que diz respeito à conservação da arte sacra do Baixo Alentejo”, lembrando a onda de assaltos que no Verão “varreu doze paróquias da região”, com particular destaque para os atos em Almodôvar, Castro Verde, Mértola, Odemira e Ourique, além da igreja do Carmo, em Beja.

Apesar das preocupações que o assunto merece, da Diocese de Beja e do novo bispo, “há sinais de confiança no futuro”, nomeadamente n cooperação com o Ministério da Cultura dos municípios do Baixo Alentejo.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg