Tecnocrónica: carregamentos, inteligência artifical e… macacos


Um novo relatório da Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA) revela um fosso alarmante entre a atual disponibilidade de pontos de carregamento públicos para automóveis elétricos na União Europeia e o que será necessário, de facto, para cumprir os objetivos de redução de CO2.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve /Tavira

Apesar do abrandamento da procura por veículos elétricos, as vendas cresceram três vezes mais depressa do que a instalação de pontos de carregamento entre 2017 e 2023.

A União Europeia fez as contas e, conforme as estimativas da indústria, no futuro, precisa de oito vezes mais pontos de carga por ano até 2030.

A Google deverá desvendar novas funcionalidades na área da Inteligência Artificial (IA) no dia 14 de maio com a edição deste ano do evento I/O.

Ainda assim, em antecipação, a OpenAI deverá fazer um anúncio que pode ter grandes implicações para a tecnológica de Mountain View, uma vez que circula o rumor que aponta para que a OpenAI venha a anunciar oficialmente o seu próprio motor de busca.

Esta é uma área em que o cofundador e CEO Sam Altman já manifestou um grande interesse. Caso se verifique, esta situação colocaria pressão na rival Google dado que o motor de busca continua a ser uma das maiores fontes de receita da empresa.

Ainda no campo da inteligência artificial, a OpenAI vai lançar uma ferramenta que consegue identificar imagens criadas pelo modelo DALL-E 3 e que transforma texto em imagens com recurso a inteligência artificial.

A ferramenta, diz a OpenAI, teve uma taxa de sucesso de cerca de 98% na identificação de imagens geradas pelo DALL-E 3, durante os testes internos. Pode, também, lidar com modificações comuns, como compressões, cortes e mudanças de saturação.

O criador do ChatGPT também planeia acrescentar uma marca de água aos conteúdos digitais como fotografias ou áudio, que seja difícil de remover.

O roubo de passwords de redes sociais, aplicações de mensagens, serviços de e-mail é cada vez mais comum.

A eficácia dos ataques depende de vários fatores de segurança, sendo que uma senha que inclui caracteres especiais, maiúsculas e minúsculas, é muito mais complicada de hackear do que uma senha simples.

A Hive Systems, especialista em segurança informática, publicou uma tabela bastante completa que mostra o tempo que leva para hackear uma password.

Em resumo… as senhas criadas a partir de números são as mais fáceis de hackear. Quando símbolos, letras e comprimento (mais de 10 caracteres) são adicionados a uma senha, é praticamente impossível.

No cinema, destaque para a estreia do filme “O Reino do Planeta dos Macacos” (“Kingdom of the Planet of the Apes” no título original.

Esta película coloca-nos no futuro, várias gerações após o reinado de César, onde os macacos são a espécie dominante, com os humanos obrigados a viver nas sombras. À medida que um novo líder primata tirano constrói o seu império, um jovem macaco inicia uma jornada angustiante que o levará a questionar tudo o que sabe sobre o passado e a fazer escolhas que irão definir o futuro dos macacos e dos humanos.

Owen Teague, Freya Allan e Peter Macon são os destaques do elenco, num filme dirigido por Wes Ball.

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=jrWJH_aTfvU


Share This Post On
468x60.jpg