O setor dos centros de dados poderá contribuir com até 26 mil milhões de euros para o PIB nacional e apoiar cerca de 50 mil empregos até 2030.
Jornalista
Rádio Horizonte Algarve/ Tavira
O estudo Avaliação dos Benefícios Socioeconómicos do Setor dos Centros de Dados em Portugal, indica que, entre 2022 e 2024, os centros de dados já contribuíram com 311 milhões de euros para o Produto Interno Bruto português, apoiando cerca de 1.700 empregos por ano.
A análise revelou também que Portugal está bem posicionado para se tornar um hub em infraestruturas digitais e de Inteligência Artificial na Europa, devido ao custo da eletricidade competitivo e infraestrutura de conectividade robusta.
Tendo em conta este cenário, o estudo estima que o setor dos centros de dados pode gerar até 26 mil milhões de euros para a economia portuguesa até 2030.
Na passada segunda-feira, a Bitcoin ultrapassou os 120.000 dólares pela primeira vez. Trata-se de um marco para a maior criptomoeda do mundo, numa altura em que os investidores apostam em vitórias políticas há muito procuradas para o setor.
A mais conhecida e negociada criptomoeda atingiu um recorde de 122,571 dólares antes de recuar ligeiramente para a última negociação, 2,4% mais alta, em 121,953 dólares.
Os especialistas acreditam que pode atingir a meta dos 130,000 dólares.
No passado dia 14 de julho, a Comissão Europeia apresentou orientações (consulte em https://digital-strategy.ec.europa.eu/pt/library/commission-publishes-guidelines-protection-minors) que pretendem redefinir as responsabilidades das plataformas digitais, especialmente das redes sociais.
As novas regras permitirão aos Estados-membros estabelecer uma idade mínima para acesso a estas plataformas.
As diretrizes da Comissão visam diretamente os mecanismos mais polémicos das redes sociais, para além de combaterem o ciberbullying.
O objetivo é quebrar os ciclos que tornam os adolescentes utilizadores compulsivos, mais vulneráveis a estas práticas.
A principal medida é a criação de um protótipo de aplicação de verificação de idade “respeitadora da privacidade”.
Um em cada cinco jogos lançados no Steam em 2025 vai usar inteligência artificial generativa em alguma fase da sua produção ou funcionamento. A informação surge num relatório publicado por Ichiro Lambe, CEO da Totally Human Media, que analisou dados da plataforma através da API do Steam.
De acordo com o relatório, cerca de 60% das utilizações referidas dizem respeito à criação de elementos visuais, tais como fundos e modelos 3D. Mas a IA também pode ser utilizada para gerar áudio, conteúdo promocional, narrativa, código e até mesmo lógica de jogos. Em alguns casos, a inteligência artificial é utilizada diretamente na jogabilidade.
Atualmente calcula-se que a presença da IA generativa no Steam chega a apenas 7% dos jogos da plataforma.
E no cinema, destaque para a estreia do filme de animação “Smurfs – O Grande Filme”.
Sobre a trama… quando o Grande Smurf é misteriosamente levado pelos feiticeiros maléficos Razamel e Gargamel, a Smurfina conduz os Smurfs numa missão até ao mundo real para o libertar. Com a ajuda de novos amigos, os Smurfs têm de descobrir o que define o seu destino para salvar o universo.
Chris Miller é o realizador, Natasha Lyonne, Kurt Russell e John Goodman estão no elenco original, Soraia Tavares, Áurea e Nuno Markl dão a voz na versão portuguesa.
Trailer internacional em https://www.youtube.com/watch?v=Op6-mKFWo7Q e português em https://www.youtube.com/watch?v=tZhIbLix6A8&t=2s



