O Diário da República conta com uma nova ferramenta de inteligência artificial (IA), designada ‘Lia’, que consulta toda a legislação em vigor e dá respostas simples a perguntas.
Jornalista
Rádio Horizonte Algarve/ Tavira
O secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Paulo Lopes Marcelo, disse que este novo ‘chatbot’ vai permitir “aceder à legislação portuguesa de forma simples e intuitiva, fazendo perguntas concretas e tendo uma resposta rápida sobre que leis é que se aplicam”.
O cidadão pergunta, a ferramenta de IA generativa “vai consultar toda a legislação consolidada que o Diário da República tem publicado ao longo dos anos e, com base nessas leis em vigor, dá respostas naturais, numa linguagem simples, acessível, não técnica”.
Para aceder a esta nova ferramenta de IA, o utilizador terá de fazer um registo no ‘site’ do Diário da República ou descarregar a aplicação móvel.
A especialista em análise do tráfego de internet Similarweb partilhou na rede social X, os 10 websites mais visitados em todo o mundo, referentes a janeiro de 2025.
Os dados focam-se apenas no acesso através de browsers em desktop e, sem surpresa, o motor de pesquisa Google.com assume a liderança, com uma quota total do tráfego de 29,21%. Segue-se a plataforma de vídeos da Google, o YouTube com 20,40% do tráfego.
A Meta ocupa os lugares seguintes com as suas três principais redes sociais: Facebook em terceiro com 5,08% do tráfego, depois WhatsApp e Instagram com 5,08% e 3,15%, respetivamente.
No sexto posto surge o ChatGPT.com que soma agora uma quota de 2,33%.
O mais recente relatório da Canalys mostra que as vendas de tablets tiveram, no ano passado, um aumento a nível global em relação ao ano anterior.
De acordo com o site TechRadar, as vendas de tablets aumentaram 9,2% em 2024. No primeiro trimestre o aumento foi de 1%, mas nos três trimestres seguintes as vendas tiveram aumentos de 18%, de 11% e de 5,6%, respetivamente.
Sem surpresa, os iPads da Apple continuam a dominar o mercado e alcançam uma ‘fatia’ de 42,3%. Já a Samsung não foi além dos 17,8%.
No campo dos videojogos, um estudo recente, partilhado pelo Insider-Gaming, revela que 77% dos trabalhadores na indústria sentem que não executaram suficientes testes de controlo de qualidade nos mais recentes lançamentos dos seus estúdios.
Entre os inquiridos, 50% afirma que os orçamentos para o controlo de qualidade não estão a crescer com a rapidez necessária para acompanhar a crescente complexidade dos jogos modernos, o que está a gerar a ideia que vivemos numa era de jogos que não estão prontos, mas são lançados na mesma.
Para a maioria, a inteligência artificial poderá ter um papel muito importante no controlo de qualidade, mas apenas 18% sente que trabalha num local totalmente pronto para usar a tecnologia nos seus jogos, enquanto 21% defende que usar a IA para controlar a qualidade é muito mais eficaz do que os métodos tradicionais.
Além disso, mais de 70% acredita que nunca lançou um jogo livre de erros.
E finalmente o cinema, com o filme “Capitão América – Admirável Mundo Novo” a chegar agora às salas.
A sinopse revela: depois de se encontrar com o recém-eleito presidente dos EUA, Thaddeus Ross, Sam vê-se no meio de um incidente internacional. Ele tem de descobrir a razão por detrás de uma conspiração global nefasta antes que o verdadeiro cérebro faça com que o mundo inteiro fique vermelho.
Anthony Mackie, Harrison Ford e Sebastian Stan são os destaques do elenco deste filme realizado por Julius Onah.
Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=cK8d799Byfc