Um relatório da CPR – Check Point Research – revela um aumento de 8% nos ciberataques semanais a nível global no segundo trimestre do ano. De acordo com os especialistas, este é o aumento mais significativo em dois anos.
Jornalista
Rádio Horizonte Algarve/ Tavira
Em Portugal, o número médio de ataques de ransomware por organização no primeiro semestre do ano foi de 1.095, num aumento de 9% em comparação com o mesmo período em 2022.
Para lá dos ataques de ransomware, também aumentou o hacktivismo, com grupos com motivações políticas a lançarem ataques contra alvos selecionados.
A Check Point Research detalha que os dispositivos USB voltaram a ser uma ameaça significativa e que a utilização abusiva de inteligência artificial também aumentou.
Novos dados da Google mostram que, em Portugal, as pesquisas por inteligência artificial estão em alta. Segundo a gigante tecnológica, as tendências dos internautas portugueses mostram que, este ano, o interesse neste tópico aumentou 290% face a 2022 e 500% face aos últimos cinco anos.
Entre as perguntas mais populares destacam-se “Como funciona a inteligência artificial?”, que registou um crescimento de 7.580% desde o ano passado. As pesquisas por “Quando surgiu a inteligência artificial?” aumentaram mais de 5.000%. Incluem-se ainda “O que é inteligência artificial?”, que cresceu 2.620%, e “Onde a inteligência artificial é usada?”, com um aumento de 270%.
A Google acrescenta que os portugueses também pesquisaram por formas de utilizar a tecnologia para aumentar a produtividade, dar asas à imaginação e desenvolver as suas carreiras profissionais.
A utilização de televisores ligados à Internet na União Europeia aumentou para 52%, entre 2020 e 2022, uma subida de nove pontos percentuais, divulgou o Eurostat.
O estudo olhou para a faixa etária dos 16 aos 74 anos e indica que, para além dos televisores, também o uso de dispositivos portáteis inteligentes subiu nove pontos, para os 26%. Aqui incluem-se relógios, pulseiras de ‘fitness’, óculos ou auscultadores, entre outros.
As consolas de jogos ligadas à Internet, por seu lado, foram usadas por 20% das pessoas, enquanto 10% utilizaram soluções para a gestão da energia, tal como termóstatos ou luzes ligados à rede.
No entanto, em 2022, 41% das pessoas na faixa etária em causa nunca usaram quaisquer dispositivos ligados à Internet.
A Google anunciou que está a testar uma nova funcionalidade no YouTube, a qual pode vir a tornar mais fácil encontrar exatamente as músicas que procura.
Esta funcionalidade permite realizar pesquisas no YouTube apenas cantarolando ou trauteando a música que tem na cabeça.
O teste está neste momento a decorrer apenas numa “pequena percentagem” de dispositivos Android com a app do YouTube e, para apresentar resultados, deve ter pelo menos três minutos de áudio para conseguir avançar com uma pesquisa.
Ainda não há informações ou previsão do lançamento desta funcionalidade do YouTube.
E no cinema, destaque para um filme de ação.
“The Equalizer 3” marca o regresso de Robert McCall que, desde que abandonou a sua carreira enquanto assassino ao serviço do governo, esforça-se por fazer as pazes com os atos do seu passado e encontra algum conforto ao executar a justiça em nome dos oprimidos. Após mudar-se para o sul de Itália, descobre que os seus novos amigos estão sob o controlo do chefe do crime local. Quando os acontecimentos passam a ser de vida ou morte, McCall sabe o que tem de fazer: tornar-se o protetor dos seus amigos e enfrentar a Máfia.
Denzel Washington é o protagonista, com Dakota Fanning e David Denman entre outros destaques do elenco. Antoine Fuqua é o realizador.
Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=bEyQ1Hi4yOg