As denúncias de cibercrimes aumentaram quase 60% no primeiro semestre do ano em relação ao mesmo período de 2022, tendo chegado à Procuradoria-Geral da República (PGR) 1.363 queixas, segundo um relatório divulgado recentemente.
Jornalista
Rádio Horizonte Algarve/ Tavira
Numa nota informativa sobre as denúncias de cibercrime recebidas por correio eletrónico no primeiro semestre de 2023 pelo Gabinete Cibercrime, a PGR contabiliza 1.363 queixas nos primeiros meses do ano, mais 511 do que em igual período de 2022.
A PGR refere que as denúncias de cibercrimes recebidas por correio eletrónico “aumentam consistentemente, de ano para ano, desde 2016”, quando foi criado o endereço eletrónico cibercrime@pgr.pt.
A Ericsson partilhou um relatório onde salienta que 20% dos utilizadores de smartphones 5G estão dispostos a pagar mais pelo seu tarifário aos operadores por uma qualidade de serviço diferenciada em relação à quinta geração móvel.
O relatório Ericsson ConsumerLab indica que os consumidores de 5G têm três vezes mais probabilidade de mudar de fornecedor quando se depara com más experiências de conetividade em locais maiores, como estádios, recintos de entretenimento ou aeroportos.
E assim, um em cada cinco utilizadores de smartphones 5G, que procuram qualidade de serviço para aplicações exigentes, não se importam de pagar até 11% mais pelo valor acrescentado da nova geração.
Recorde-se que em Portugal, o serviço de 5G fornecido pelas operadoras de telecomunicações continua a ser gratuito, pelo menos até ao final de janeiro de 2024.
No universo dos videojogos o ano de 2023 está a ser marcado por despedimentos.
Segundo o Gamesbeat, já foram despedidas mais de 6 mil pessoas que trabalhavam na indústria dos videojogos e setembro foi mesmo o pior mês do ano, em termos do número de trabalhadores que perderam o trabalho e algumas companhias nem revelaram o número de funcionários despedidos, por isso o número é certamente maior.
As principais causas apontadas para esta onda de despedimentos são o atual clima económico, crescimento mais lento, custos de produção elevados e a maior competição.
Finalmente a Sony anunciou oficialmente a nova versão da PlayStation 5, um modelo “slim” que ocupará o lugar do modelo atual, lançado em novembro de 2020.
O volume do novo modelo diminuiu 30%, pesa menos 24% do que a versão atual (menos 18% na versão digital) e chegará com 1TB de armazenamento.
Novembro é o mês do lançamento nos Estados Unidos e no resto do mundo nos meses seguintes.
O novo modelo apresenta quatro tampas, as duas superiores num acabamento brilhante, o que permite a quem comprar a nova PS5 Digital Edition “slim” comprar mais tarde um leitor de discos por 119 euros e inserir na consola.
Na Europa, o preço da versão com leitor Blu-ray permanece nos 549€ e a versão digital nos 449€.
E no cinema, chega agora às salas o filme “Os Três Mosqueteiros – D’ Artagnan”.
Realizada por Martin Bourboulon, esta película volta a dar forma ao clássico da literatura de Alexandre Dumas.
François Civil, Vincent Cassel, Romain Duris e até Eva Green fazem parte do elenco desta história que nos faz viajar do Louvre ao Palácio de Buckingham, das sarjetas de Paris ao cerco de La Rochelle… Num reino dividido por guerras religiosas e sob ameaça de invasão britânica, um grupo de homens e mulheres cruzará espadas para salvarem o destino de França.
Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=nfkyu-RDNvM