De acordo com as previsões da empresa de analista de mercado Gartner, é esperada uma queda no que respeita à venda no setor dos PCs, smartphones e tablets ao longo deste ano.
Jornalista
Rádio Horizonte Algarve/ Tavira
Estima-se que a venda de computadores portáteis e desktops possa cair até 9,5% em 2022. Tudo indica que esta descida nas vendas se vai sentir sobretudo no que respeita aos computadores domésticos, a qual deve cair 13,1%, enquanto que os computadores de empresa devem ver as vendas baixar para 7,2% face ao ano de 2021.
Os dados demonstram também que as vendas de smartphones, com sistemas Android e iOS, devem sofrer uma queda de 7,1% enquanto que no setor dos tablets essa queda será de 9%.
Quase 22% dos jogadores que se encontram na plataforma de jogos Steam já usam o novo sistema operativo Windows 11.
Segundo os últimos dados revelados pela habitual pesquisa da Steam, referente ao passado mês de junho, existe um crescimento de utilizadores cujas máquinas têm o novo sistema operativo da Microsoft. Em concreto, são já 21,23% os jogadores com Windows 11 na plataforma de jogos, o que representa um crescimento de 1,64% face ao mês anterior.
Como vemos pela tabela dos resultados, o Windows 10 64 bit continua a ser o processador mais usado, com uma participação de 71,26%, embora tenha caído 2,63%, possivelmente devido em parte aos utilizadores que migraram para o Windows 11. Segue-se o Windows 7 64 bit com cerca de 3% de máquinas, e o Windows 8 com apenas 0,57%.
E, ao todo, os sistemas operativos da Microsoft lideram à vontade com a presença em 96,37% dos computadores. Por sua vez, 2,45% das máquinas contam com os sistemas OSX da Apple e 1,16% com Linux.
O digital também tomou conta dos jornais em papel e nós já estamos habituados às suas versões disponíveis na Internet. No entanto, muitos conteúdos são pagos, sendo apenas acessíveis para assinantes.
O Pplware quis saber mais sobre o assunto e perguntou aos seus leitores se já tinham pago, ou pagam atualmente, para lerem as notícias em formato online.
De acordo com os resultados, a grande maioria dos leitores que participaram, com 90% dos votos, afirmam que não pagaram nem pagam para lerem notícias em formato online (1.726 votos). Por sua vez, os restantes 10% responderam que sim, já pagaram ou pagam para ler notícias na versão digital (189 votos).
Estes resultados vão de encontro ao recente estudo levado a cabo pela Reuters Digital News Report, o qual concluiu que apenas 12% dos portugueses pagam para terem acesso a notícias.
Segundo dados do relatório anual global digital 2022, elaborado pela Hootsuite e Kepios, a propósito do Dia Mundial das Redes Sociais, em janeiro de 2022, cerca de 8,5 milhões de utilizadores em Portugal tinham uma conta ativa em plataformas sociais. O relatório refere que houve um crescimento de 9% face ao período homólogo do ano passado, ou seja, mais 700 mil utilizadores.
Relativamente ao número de utilizadores por plataforma, o YouTube contabiliza 7,27 milhões em Portugal, seguindo-se o Facebook com 5,95 milhões e o Instagram com 5,40 milhões.
Os dados indicam que os portugueses passam uma média de 13 horas semanais nas redes sociais e um total de 72 horas conectados. O Facebook é a rede social onde os utilizadores portugueses passam mais tempo, numa média de 4,2 horas de utilização, seguindo-se o Instagram com 3,3 horas semanais e o Tik Tok em terceiro, com 2,3 horas.
No cinema, chega agora às salas “Thor: Amor e Trovão”, o mais recente capítulo de uma das principais personagens do universo Marvel, e mais uma vez é Taika Waititi o realizador no comando desta nova aventura de Thor.
Chris Hemsworth volta a dar corpo a Thor, agora numa jornada diferente onde tem pela frente um assassino galáctico conhecido como Gorr, o Carniceiro dos Deuses (interpretado por Christian Bale), que procura a extinção de todos os deuses. Para combater a ameaça, Thor pede a ajuda da “Rei Valkiria”, de Korg e da ex-namorada Jane Foster (Natalie Portman) como a Poderosa Thor.
É melhor ver o trailer https://www.youtube.com/watch?v=OiyKEMDxvdw&feature=emb_logo.