TECNOCRÓNICA: escolha o seu lado… e use lâmpadas para ter internet




A Li-Fi teve direito aos primeiros testes com limitações reais. A primeira conclusão sobre esta ligação alternativa à Wi-Fi sugere que esta nova tecnologia pode ser cem vezes mais rápida que a atual ligação sem fios à internet.

Ademar Dias peq._800x800Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve

Ao contrário da Wi-Fi, que viaja através de ondas de rádio, a Li-Fi viaja através do espetro de luz e consegue enviar dados a uma velocidade de até 1Gbps. Tal significa que poderemos descarregar um filme em alta definição numa questão de segundos.

Os testes foram conduzidos pela startup estoniana Velmenni, que usou lâmpadas LED para implementar a tecnologia Li-Fi.

“De momento desenhámos uma solução de luz inteligente para um ambiente industrial onde a comunicação de dados é feita através de luz. Estamos também a fazer um projeto piloto com um cliente privado onde estamos a instalar uma rede de Li-Fi para aceder à internet num espaço de escritório,” disse o CEO da Velmenni, Deepak Solanki.

De um futuro cada vez mais próximo, avançamos agora para um passado cada vez mais presente.

Um representante da Sony confirmou que a companhia está a trabalhar numa forma de emular os jogos da PlayStation 2 na PlayStation 4. “Estamos a trabalhar numa tecnologia que permita emular jogos da PS2 na atual geração”, disse um representante da Sony ao WIRED via email.

Apesar do veredito, “por agora não temos mais nada a comentar”, certo é que esta ideia vai ao encontro de um desejo popular dos fãs, no sentido de criar a possibilidade de aproveitar o melhor catálogo das máquinas da PlayStation, na mais recente consola da companhia.

Segundo consta, o sistema de emulação na PS4 imita o software original da PlayStation 2, mas fica a dúvida se isso significa que os utilizadores vão poder usar os discos originais da PS2 na sua PS4.

O entusiasmo pela chegada do sétimo capítulo da saga Star Wars está quase no seu pico, numa altura em que faltam poucas semanas para a estreia do filme. E nem os gigantes da tecnologia são imunes.

A Google oferece aos utilizadores das suas diferentes aplicações a hipótese de escolherem o lado da força com que melhor se identificam.

A partir do endereço www.google.com/starwars é possível escolher o Lado da Luz ou o Lado Negro e ver o Gmail, Google Maps, YouTube, Chrome e outras aplicações mudarem de aspeto consoante a opção tomada. E atenção! Pode mesmo experimentar os dois lados da força!

Mas há mais… a Google também assume ter escondido alguns easter eggs sobre o Episódio VII da saga Star Wars.

O primeiro é fácil. Basta pesquisar “A long time ago in a galaxy far far away” (há muito tempo numa galáxia muito, muito distante), para o motor de busca da tecnológica se revelar numa forma bastante reconhecida pelos fãs.

Entrando, literalmente, no universo cinematográfico, é tempo de revelarmos a escolha da semana.

A escolha da semana vai para o filme “A Ponte dos Espiões” do consagrado Steven Spielberg. O realizador volta, uma vez mais, a apostar em Tom Hanks para o papel principal de mais uma das suas longas-metragens, ator que aqui contracena com Amy Ryan, Mark Rylance e Alan Ald.

Neste filme, Tom Hanks veste a pele de James Donovan, um advogado que se encontra encurralado no centro da Guerra Fria, e que é enviado pela CIA numa tarefa quase impossível de negociar a libertação de um piloto Americano U 2.

Terminamos como habitualmente, com o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=xMKVLpAVjbw


Share This Post On
468x60.jpg