A União Europeia e mais vinte e oito países (Reino Unido, EUA, China, Japão, Brasil, Turquia e Emirados Árabes Unidos estão na lista) subscreveram uma declaração sobre a segurança da Inteligência Artificial (IA) que reconhece a necessidade de os governos trabalharem juntos.
Jornalista
Rádio Horizonte Algarve/Tavira
A chamada Declaração de Bletchley reconhece as oportunidades e os riscos colocados pela Inteligência Artificial avançada, especialmente os potenciais problemas de utilização indevida e de controlo, e apela a uma maior colaboração a nível mundial para garantir que a IA é desenvolvida de forma segura e responsável.
Os países subscritores manifestaram preocupação com os riscos da cibersegurança, da biotecnologia e da desinformação, e concordaram em apoiar uma rede internacional de investigação sobre a segurança da IA.
A Meta anunciou que os utilizadores do Facebook e do Instagram na Europa poderão pagar uma subscrição para deixar de ver anúncios nestas redes sociais.
A empresa tecnológica explica numa publicação de blogue que o objetivo passa por obedecer à legislação europeia e nota que, quem tiver uma destas subscrições, não terá a respetiva informação usada em anúncios publicitários.
No que diz respeito a preços, a Meta nota que os utilizadores poderão pagar 9,99 euros na web ou 12,99 euros em Android ou iOS por mês para deixar de ver anúncios nas duas redes sociais. No entanto, após o dia 1 de março de 2024, os utilizadores terão de pagar por mês uma taxa extra de 6 euros na web ou 8 euros em Android e iOS por cada conta associada.
Continuamos com a Meta que parece estar mesmo a querer mudar a sua política de publicidade na Europa. Se antes falamos de uma subscrição sem publicidade paga, agora falamos do plano para oferecer o serviço sem publicidade aos menores de 18 anos.
A novidade foi avançada pelo Wall Street Journal e dá conta de que a Meta removerá a publicidade de todos os utilizadores menores de 18 anos. Esta é a resposta da gigante para gerir a utilização de dados destes utilizadores na Europa.
Do que se sabe, esta decisão de remover a publicidade no Facebook e no Instagram aos utilizadores menores de 18 anos parece ser temporária. A Meta irá avaliar esta situação e tentar encontrar uma solução para estes utilizadores, sem comprometer os seus planos.
Mais de um terço dos portugueses com perfil criado em redes sociais já fizeram compras diretamente através destas plataformas. Em 2023 o universo de utilizadores de redes sociais a assumir este hábito até recuou ligeiramente face ao ano anterior, de 37,4% para 34,8%. Mas os índices de satisfação com essa experiência de compra estão em alta e subiram para um valor médio de 8.3, numa escala de 1 a 10.
De acordo com os dados da mais recente edição do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, produzido pela Marktest, o Facebook continua a ser a rede social mais utilizada para fazer compras diretamente em redes sociais, com mais de 60% de referências entre quem assume já o ter feito. Mas o Instagram está a ganhar relevância neste domínio, somando já mais de 30% de compradores a indicar esta rede como a que usaram para fazer as últimas compras através deste tipo de plataforma.
Em relação ao tipo de produtos mais comprados diretamente através dos perfis que têm nas redes sociais, os portugueses indicaram a roupa, o calçado e os artigos para o lar como os mais frequentes.
No cinema, destaque para a estreia do filme “Jeanne du Barry – A Favorita do Rei”
Este drama conta-nos a história de vida de Jeanne Bécu, que nasceu como filha ilegítima de uma empobrecida costureira em 1743 e subiu na corte de Luis XV, monarca conhecido pelas inúmeras amantes e por escândalos, para se tornar na sua última amante oficial.
Johnny Depp é o grande destaque do elenco, com Maïwenn a ser, ao mesmo tempo, realizadora e atriz.
Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=_WXJT2N92vM