Assinalou-se a 7 de fevereiro o Dia da Internet Mais Segura.
Jornalista
Rádio Horizonte Algarve/Tavira
De acordo com a atualização do estudo anual da Microsoft, Online Safety Survey 2024, 67% dos inquiridos experimentaram pelo menos um risco no último ano, sendo o sexo feminino quem mais reporta nas diversas tipologias de risco, nomeadamente em termos de conteúdos com teor sexual, onde a diferença é de 6% em comparação com o sexo masculino (25% contra 19%).
A incapacidade de limitar o tempo online é o grande desafio para os pais, com 66% dos adolescentes a referirem pelo menos um comportamento aditivo no ano passado, já a desconfiança na utilização da internet aumentou, segundo o mesmo estudo, 3% face a 2023 e situa-se neste momento nos 45%.
Os dados mostram ainda que 87% dos inquiridos assume preocupação com o tipo de utilização que é feita com recurso a Inteligência Artificial, sobretudo no que toca a fraudes, burlas ou deepfakes.
Segundo a mais recente análise da Ethiack, mais de 20% dos servidores web associados às 500 maiores empresas expõem informações sobre a sua versão e software. Mas há mais fragilidades encontradas pelos especialistas.
A análise mostra que, num total de 10.880 ativos digitais expostos, a maioria das empresas tem até 10 domínios web principais. Cerca de 30% têm entre 10 e 100 e uma minoria tem mais de 100 ativos expostos. Apenas 54% destes ativos estão alojados em serviços prestados por empresas em Portugal.
No que toca aos protocolos HTTPS, mais de 10% dos certificados SSL estavam inválidos, ou seja, desatualizados e inseguros. De acordo com a Ethiack, esta situação permitiria a um atacante interceptar tráfego estando ligado à mesma rede pública que, por exemplo, um utilizador autorizado.
O ano ainda mal começou e a internet portuguesa já comemora. O .pt fechou os primeiros 31 dias de 2024 com 14.872 domínios registados, o que se traduz na melhor marca de sempre para um mês de janeiro.
Os números foram partilhados pela entidade responsável pela gestão do domínio de topo português, .PT, que assinala o recorde nas redes sociais.
Desde que o domínio de topo português foi criado já foram registados 1.799.372 domínios, 633.207 através do serviço Empresa na Hora. Do número total, estão ativos 455 mil domínios .pt.
No total, 2023 também foi ano de recorde, ao somar 149.734 registos, acima dos 148.228 conseguidos ao longo de 2022.
Agora uma curiosidade. O Global Wealth Report 2023 da UBS e do Credit Suisse aponta que a riqueza privada total do mundo ascendia a 454,4 biliões de dólares. Mas onde está essa riqueza?
Primeiro… a agência financeira suíça define os milionários como indivíduos cuja riqueza total (incluindo ativos financeiros e não financeiros, menos a dívida do agregado familiar) é igual ou superior a 1 milhão de dólares.
Depois… a Visual Capitalist criou, mais uma vez, um gráfico, ilustrando, de forma simples e muito clara, quais os países com mais milionários entre os seus cidadãos.
Pode consultar o gráfico em https://www.visualcapitalist.com/charted-where-do-the-wealthiest-people-live/
E no cinema vamos ao habitual destaque da semana.
Chega agora às salas o drama “A Cor Púrpura” (“The Color Purple” no original).
Este é o testemunho da extraordinária irmandade de três mulheres que partilham um laço indestrutível. Esta nova e ousada abordagem do adorado clássico é dirigida por Blitz Bazawule e produzida por Oprah Winfrey, Steven Spielberg, Scott Sanders e Quincy Jones. “A Cor Púrpura” conta com a participação de Taraji P. Henson, Danielle Brooks, Colman Domingo e Halle Bailey.
Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=NkKrOBiyfak