Tecnocrónica: linhas de escrita recheadas de números, muitos números.


Um novo estudo da Juniper Research aponta que até 2025 os equipamentos 5G vão representar cerca de metade do total de smartphones no mercado.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

Estima-se que este segmento do mercado possa atingir um valor de 337 mil milhões de dólares, quando comparado com os 108 mil milhões de dólares registados em 2021, num crescimento de 210%.

As soluções e serviços assentes em computação em cloud devem vir a acelerar a procura dos modelos com o melhor hardware. Os smartphones 5G vão permitir que tarefas mais pesadas sejam feitas na cloud, libertando os recursos do smartphone para os seus próprios processamentos essenciais.

As previsões da investigação foram publicadas no estudo 5G Smartphones: Trends, Regional Analysis & Market Forecasts 2021-2026 e indica que as fabricantes vão introduzir tecnologia capaz de processar largas quantidades de informação a uma latência ultrabaixa, garantindo o acesso eficiente aos serviços de cloud, enquanto mantêm o preço competitivo.

No final de julho foi publicado o Decreto-Lei que enquadra a aplicação da Tarifa Social de Internet, uma medida que se espera venha a beneficiar cerca de 700 mil famílias.
E no final da semana passada, a Anacom aprovou a proposta relativa ao valor da Tarifa Social de Internet, propondo a aplicação de uma mensalidade de cinco euros, à qual acresce IVA à taxa de 23%, ou seja, um total de 6,15 euros.

Segundo a proposta apresentada fixa-se ainda um preço máximo de 21,45 euros (ou 26,38 euros com IVA à taxa de 23%) como contrapartida pela ativação do serviço, e/ou de equipamentos de acesso, como routers.

As operadoras devem assegurar um débito mínimo de download de 10 Mbps e um de upload de 1 Mbps. Já o valor mínimo de tráfego mensal a ser incluído na oferta deve ser de 12 GB.

A rede social TikTok anunciou que vai deixar de enviar notificações noturnas aos adolescentes, entre os 13 e os 17 anos, com o objetivo de reforçar a segurança da plataforma.

Os utilizadores entre os 13 e 15 anos vão deixar de receber notificações a partir das 21 horas e os utilizadores entre as 16 e 17 anos a partir das 22 horas.

A rede social está, ainda, a ajustar as suas definições, para proibir que os jovens de 16 e 17 anos recebam mensagem diretas. Atualmente, as mensagens diretas estão apenas proibidas para os menores de 16 anos.

A plataforma vai, também, começar a perguntar, aos menores de 16 anos, cada vez que publiquem um vídeo: “Quem é que pode assistir a este vídeo?”.

Os adolescentes de 16 e 17 anos vão, ainda, poder escolher se permitem ou não que outras pessoas façam download dos seus vídeos. Os menores de 16 anos não tem a opção de ativar essa funcionalidade.

A empresa de análise de mercado App Annie, lançou um relatório sobre os hábitos de consumo dos jogadores das plataformas mobile iOS e Google Play.

Os dados mostram um gasto semanal de 1.7 mil milhões de dólares na primeira metade deste ano, um aumento de 24% relativamente ao ano passado e 40% quando comparados aos números de 2019, antes da pandemia do COVID-19.

Segundo o relatório indica, há cada vez mais jogos a faturar mais de 1 milhão de dólares por mês.

Quanto ao resto de 2021, a App Annie estima que a indústria de jogos mobile gere algo como 120 mil milhões de dólares este ano, um aumento de 19% face a 2020 e de quase 40% quando comparado com os valores de 2019.

No cinema, destaque para a estreia do filme “Free Guy: Herói Improvável”, uma película realizada por Shawn Levy que conta com Ryan Reynolds no papel de protagonista, num elenco onde ainda pautam os nomes de Jodie Comer ou Lil Rel Howery

Nesta épica comédia de ação e aventura, Guy descobre que é na verdade figurante num videojogo, e decide tornar-se o herói da sua própria história… que ele mesmo rescreve. A viver num mundo onde não há limites, ele está determinado a ser o gajo que salva o seu mundo, à sua maneira.

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=F1iJBHHAXfU


Share This Post On
468x60.jpg