No ano passado as vendas de dispositivos de realidade aumentada, virtual e mista cresceram 10%, impulsionadas pelo lançamento de novos produtos, por novas marcas, e por novas propostas de fabricantes mais “tradicionais” do segmento, já na reta final do ano.
Jornalista
Rádio Horizonte Algarve/ Tavira
O crescimento registado em 2024 inverteu a tendência nas quedas de dispositivos de realidade aumentada e realidade virtual dos dois anos anteriores, mas não vai durar. Para 2025, a IDC prevê uma queda de 12% nas vendas do segmento, numa espécie de compasso de espera do mercado até à chegada de novos produtos.
A maior parte das próximas grandes novidades neste domínio devem surgir apenas em 2026, ano em que a IDC perspetiva um crescimento de 87% nas vendas e um volume maior do que os 11,2 milhões registados em 2021, ano em que mais dispositivos deste tipo foram vendidos.
Um estudo recente do Instituto Norueguês de Saúde Pública concluiu que, apesar de muitos adultos e adolescentes não dormirem o suficiente, e cada vez mais pessoas usarem ecrãs na cama, as redes sociais não são mais prejudiciais do que outras atividades com recurso a ecrãs.
Acredita-se que o uso de ecrãs afeta o sono de quatro formas: as notificações interrompem o sono, o tempo de ecrã substitui o sono, as atividades de ecrã mantêm-no acordado, fazendo com que demore mais tempo a adormecer, e a exposição à luz atrasa os ritmos circadianos.
A investigação descobriu que aumentar o tempo de ecrã em uma hora após a hora de deitar aumentou as hipóteses de sintomas de insónia em 59% e reduziu a duração do sono em 24 minutos, mas o uso das redes sociais não foi mais prejudicial do que outras atividades baseadas em ecrãs.
O Instagram abraçou mais uma função do TikTok. A opção permite aos utilizadores acelerarem a reprodução do vídeo que está a ser exibido.
Para tal, basta manter pressionado qualquer um dos lados do vídeo, algo que pode ser útil com vídeos mais longos.
Serve notar que o Instagram também se encontra a trabalhar numa aplicação de edição de vídeo, de nome Edits, para competir com o (mais popular) CapCut detido pela mesma empresa do TikTok, a ByteDance.
O Facebook anunciou o lançamento de um novo separador na rede social dedicado a amigos, onde os utilizadores poderão encontrar um ‘feed’ inteiramente dedicado às publicações das pessoas que têm adicionadas.
Além de mostrar publicações apenas de amigos, este novo separador também tem áreas dedicada a exibir a lista atual de amigos, pedidos de amizade de outras pessoas e ainda os aniversários dos próximos tempos.
Espera-se agora pela universalidade deste separador inicialmente lançado apenas nos Estados Unidos da América e no Canadá.
No cinema chega agora às salas “Um Filme Minecraft” (“A Minecraft Movie” no título original, película que nos leva ao mundo de Minecraft, onde a criatividade não só ajuda a construir mas é essencial para a sobrevivência
A primeira adaptação em imagem real do videojogo popular Minecraft para o grande ecrã conta com realização de Jared Hess e no elenco sobressaem os nomes de Jason Momoa, Jack Black e Danielle Brooks.
E há versão em português, por isso, a pequenada tem todas as condições para desfrutar, e pode fazê-lo já a partir do trailer na língua de Camões: https://www.youtube.com/watch?v=W3X-KVgwnhQ&t=1s
Pronto, aqui fica também o trailer em inglês: https://www.youtube.com/watch?v=K3weamx0V7w