Tecnocrónica: música, muita música e uma nova consola.


Um novo estudo realizado no Reino Unido demonstrou que, durante o período de confinamento, 57% dos britânicos recorreu à música para ajudar a lidar com os efeitos da pandemia, e 42% ouviu mais música do que ouvia antes.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

Para além disso, cerca de um milhão de adultos no Reino Unido começou a aprender a tocar um instrumento desde o início da pandemia, ao passo que 31% dos inquiridos afirmou que a música ajudou a aliviar a ansiedade, com 56% a dizer que ajudou a melhorar o seu humor.

Para Jamie Njoku-Goodwin, diretor executivo da UK Music, estes resultados “demonstram o quão importante é a música para o Reino Unido, e o papel crítico que ela desempenhou ao longo desta pandemia”.

Por cá, sentiu o mesmo?

O site da Spin elaborou uma lista com as 100 maiores estrelas rock.

Desde já revelamos o líder: Keith Richards (Rolling Stones). De resto, a banda coloca três nomes nesta listagem.

Destaque ainda para Prince e Jimi Hendrix, respetivamente segundo e terceiro na tabela.

Jimmy Page, David Bowie, Bruce Springsteen, Bob Dylan, Mick Jagger, Grace Slick e Kurt Cobain completam o top 10.

A lista completa pode ser consultada na Spin, com descrições de cada um dos eleitos, em https://www.spin.com/featured/the-greatest-rock-stars-of-all-time/

Certa é já a nova funcionalidade lançada pelo WhatsApp que permite aos utilizadores juntarem-se a uma videochamada em grupo quando esta já está a decorrer.

“Algumas das melhores conversas acontecem quando menos esperas. Agora, se alguém no teu grupo perde uma chamada quando o telemóvel toca, ainda podem juntar-se quando quiserem. Também podes sair e voltar a juntar-te desde que a chamada ainda esteja ativa”, pode ler-se no comunicado do WhatsApp.

Significa isto que, caso não atenda uma chamada, não terá de enviar mensagem a nenhum dos seus amigos a pedir para se juntar à conversa. Caso não consiga atender, receberá a notificação de que foi convidado para uma conversa e, se ainda estiver a decorrer, poderá escolher juntar-se a ela sem qualquer problema.

A Valve anunciou oficialmente o Steam Deck, uma consola portátil capaz de correr toda a biblioteca da Steam.

O Steam Deck tem um formato similar a uma Nintendo Switch, embora seja ligeiramente maior e tenha as capacidades de um PC de gaming. Corre o sistema operativo da Valve, o SteamOS, e permite a instalação de aplicações, como se fosse um computador.

No que toca ao hardware, o Steam Deck tem um ecrã de 7 polegadas, capaz de uma resolução de 1280×800 a 60hz, um APU da AMD com um CPU de 4 núcleos e 8 threads, emparelhada com 8 unidades de computação RDNA 2 na GPU e 16 GBs de RAM LPDDR5. Em termos práticos, isto dá ao Steam Deck uma performance superior à Switch, tornando-o capaz de correr jogos modernos de forma respeitável.

Em termos de modelos, o Steam Deck vai oferecer três modelos diferentes (preços em dólares), sendo que a maior diferença entre eles é o tamanho do armazenamento interno e velocidade do disco: Steam Deck 64GB eMMC – $399; Steam Deck 256GB NVMe SSD – $529; e Steam Deck 512GB NVMe SSD – $649.

O Steam Deck ainda não tem uma data de lançamento específica, com a Valve a apontar a sua chegada para o próximo mês de dezembro.

No cinema, destaque para a estreia do filme “Um Bando de Vigaristas em… Hollywood” (“The Comeback Trail” no título original).

Esta comédia do realizador George Gallo conta com um elenco de luxo, com os consagrados Robert De Niro, Morgan Freeman e Tommy Lee Jones à cabeça.

Quanto à história, nesta película o produtor Max Barber (Robert de Niro) contrai uma dívida junto do chefe da máfia Reggie Fontaine (Morgan Freeman), devido ao seu último fiasco cinematográfico. Com a vida em jogo, Max produz um novo filme apenas para matar o protagonista Duke Montana (Tommy Lee Jones), numa acrobacia e cobrar o prémio do seguro.

Até onde irá Max, o produtor falhado, para salvar a sua pele?

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=G-WGQY1JDKo&feature=emb_logo


Share This Post On
468x60.jpg