Tecnocrónica: novos equipamentos marcam a semana.


A Qualcomm apresentou um equipamento muito interessante na edição deste ano do Mobile World Congress, em Barcelona, Espanha.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

Chama-se AI Pin hu.ma.ne e é um dispositivo que recorre à Inteligência Artificial sem a necessidade de um PC, smartphone ou smartwatch. É um dispositivo standalone que apenas necessita de acesso à internet e o humano só tem de interagir com o dispositivo.

De acordo com a Qualcomm, a ideia é ter mesmo um dispositivo independente de qualquer dispositivo tecnológico, podendo servir como tradutor, como assistente pessoal, como professor, etc.

No mesmo evento, a Samsung mostrou pela primeira vez o seu primeiro anel inteligente, o Galaxy Ring.

Apesar da tecnológica sul-coreana não ter partilhado especificações nem preço do Galaxy Ring, começaram agora a surgir mais informações sobre o dispositivo. Segundo o site GSMArena, o Galaxy Ring contará com bateria suficiente para 5 a 9 dias de utilização.

Quanto ao lançamento, acredita-se que o anel inteligente será lançado no segundo semestre de 2024. Tendo em conta que a Samsung costuma realizar no verão um segundo evento dedicado à apresentação de novos produtos, é provável que fiquemos a saber mais informações durante esta ocasião.

O Instagram pode adicionar em breve à rede social uma funcionalidade que ficou conhecida sobretudo no rival Snapchat, a qual permite aos utilizadores verem a localização dos amigos num mapa virtual.

A funcionalidade foi descoberta pelo developer Alessandro Paluzzi, uma personalidade conhecida por descobrir dentro das apps funcionalidades ainda em desenvolvimento. No caso do Instagram, a funcionalidade parece dar pelo nome de Friend Map e, para ser usada, os utilizadores terão de optar por partilhar as suas informações de localização.

Ainda não se sabe quando é que esta funcionalidade será adicionada ao Instagram, mas é possível que não demore muito mais tempo a chegar aos utilizadores.

Mais de 45% dos portugueses passam mais de três horas por dia nos seus dispositivos móveis em atividades não relacionadas com o trabalho. Os dados pertencem a um estudo conduzido pela NOVA Information Management School (NOVA IMS) e são considerados “preocupantes”.

Destaca-se que um em cada cinco portugueses está em risco de desenvolver uma dependência do telemóvel, sendo esta proporção mais acentuada entre os jovens de 18 a 34 anos, onde se verifica um risco de 38%. Mais de 70% dos participantes reconhecem que dedicam uma parte significativa do seu tempo a plataformas de entretenimento.

Foi identificado que as redes sociais e aplicações de entretenimento são especialmente propensas a incentivar a dependência nos utilizadores, com uma maioria superior a 70% dos inquiridos a admitir um uso considerável destas plataformas. Tal facto sugere uma forte ligação entre a utilização destas aplicações e o aumento do risco de dependência dos telemóveis.

E no cinema o destaque desta semana é obrigatório, uma vez que chega agora às salas “Dune – Duna: Parte Dois”.

Trata-se da continuação da jornada mítica de Paul Atreides, que se une a Chani e aos Fremen durante um golpe de vingança contra os conspiradores que destruíram a sua família. Ao enfrentar uma escolha entre o amor da sua vida e o destino do universo, ele lutará para evitar um futuro terrível que só ele pode prever.

Timothée Chalamet e Zendaya são apenas dois nomes do elenco que luxo que compõe esta película, numa aventura realizada por Denis Villeneuve.

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=eOue0Xs4OOE&t=1s


Share This Post On
468x60.jpg