Tecnocrónica: o digital em destaque a vários níveis.


Um novo estudo realizado pela OnePoll, a pedido da Slack, concluiu que um trabalhador passa, em média, 10 horas e 47 minutos por semana a redigir mensagens de correio eletrónico. No entanto, que poucos destinatários chegam a ler.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/Tavira

O inquérito foi realizado junto de 8 mil empregados de pequenas empresas (divididos equitativamente entre americanos e britânicos) e os dados mostram que estes escreviam cerca de 112 emails por semana, gastando pouco mais de cinco minutos com cada um.

Os inquiridos revelaram também que, apesar do tempo dispendido, apenas um terço dos e-mails que escrevem (37%) têm a atenção que merecem. E há 45% dos inquiridos a admitir que por não ter lido um email importante, acabou por perder um evento importante (uma reunião ou um prazo, por exemplo).

Um relatório partilhado pela GSM Association indica que 55% da população mundial (cerca de 4,3 mil milhões de pessoas) têm um smartphone como dispositivo móvel.

O relatório nota ainda as diferenças na forma como pessoas em diferentes regiões acedem a Internet móvel. Enquanto 69% dos utilizadores de telemóveis na América do Norte, Sudeste Asiático e Pacífico usam dispositivos 4G, em África e Médio Oriente ainda se usa rede 3G.

Há ainda a importante questão da conectividade, com o relatório a indicar que 38% das pessoas que vive em áreas com cobertura de Internet móvel continua sem ter acesso.

Os smartphones com ecrãs capazes de se regenerarem podem chegar ao mercado em 2028, de acordo com as previsões de analistas da CCS Insight dadas à CNBC.

Os especialistas esperam que os fabricantes lancem os equipamentos dentro de cinco anos, que terão um nanorevestimento na superfície dos ecrãs. Desta forma, ao ser riscado, o equipamento é capaz de gerar um novo material que reage ao ser exposto ao ar, conseguindo preencher as falhas do ecrã.

Os especialistas assumem que a nova tecnologia “não está no domínio da ficção científica” e que é possível que seja feita.

A CNBC refere ainda que para que um equipamento chegue ao mercado com esta nova tecnologia, é necessário muito investimento em investigação e desenvolvimento.

Os portugueses estão cada vez mais digitais, com 87% a usarem com frequência a internet e 54% a serem adeptos do ecommerce. O valor das compras online ronda atualmente os 9 mil milhões de euros e a previsão é que possa chegar perto dos 11 mil milhões nos próximos três anos.

Os dados foram avançados por Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI, durante a sessão de abertura do Portugal Digital Summit’23.

No geral, a presença das empresas na internet está nos 62%, número que fica perto da totalidade (94%) considerando o grupo das grandes empresas. Os dados apontam ainda valores de 78% para as médias empresas e de 58% para as empresas de menor dimensão.

E no cinema o destaque vai para um drama que chega agora às salas.

Trata-se do novo filme do consagrado realizador Martin Scorsese, intitulado “Assassinos da Lua das Flores” (“Killers of the Flower Moon” no título original.

A trama desta película coloca-nos na viragem do século 20, numa altura em que o petróleo trouxe fortuna à Nação Osage, com os seus habitantes a tornaram-se pessoas ricas de um dia para o outro. Mas a riqueza destes Nativos Americanos rapidamente atraiu intrusos brancos, que manipularam, extorquiram tudo o puderam, até recorrerem ao assassinato.

Leonardo DiCaprio lidera o elenco onde sobressaem ainda nomes como os de Robert De Niro e Brendan Fraser.

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=bQWBn7Jc5YM


Share This Post On
468x60.jpg