TECNOCRÓNICA (Opinião/ Ademar Dias): 2016 arranca com recordes batidos e muita expetativa




Um estudo da empresa de consultoria Accenture, realizado em 28 países e a mais de 28 mil consumidores, mostrou que os consumidores estão aborrecidos com a indústria de tecnologia.

Ademar Dias peq._800x800Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

De acordo com o estudo, as pessoas estão a ficar cansadas dos novos smartphones, com apenas 48% dos consumidores a terem, como plano, comprarem um smartphone no ano seguinte, uma descida de 6% face ao ano anterior. Daqueles que não tencionam comprar, 47% afirma que a principal razão é porque o seu smartphone atual é bom o suficiente.

Mas os consumidores também estão a ficar aborrecidos dos tablets e portáteis. A intenção de compra desceu 8% nos tablets e 6% nos portáteis. No total, apenas 13% dos consumidores espera gastar mais em smartphones, tablets ou portáteis este ano do que gastou no ano passado.

O estudo da Accenture mostra ainda que a intenção de compra dos novos tipos de gadgets é relativamente baixa, 13% no caso dos smartwatches, e aqui a preocupação com a segurança é a principal razão apontada para este ceticismo.

20160106virtual_800x800Uma nova tecnologia que promete reinar num futuro não muito distante é a realidade virtual, mas para já esse ainda é um cenário difícil de visualizar, uma vez que menos de 1% dos computadores conseguem suportar a realidade virtual.

O problema prende-se com a capacidade do hardware, já que poucas pessoas têm um hardware capaz de suportar por completo os vários sistemas já existentes, ou que vão sair durante este ano.

Segundo a Bloomberg, apenas 13 milhões de computadores em todo o mundo vão ter as capacidades gráficas necessárias para suportar realidade virtual. Espera-se que, em 2016, sejam usados 1,43 mil milhões de PC, o que traça o valor de menos de 1% dos que conseguem suportar a realidade virtual.

Um pouco mais avançada está a penetração do Windows 10 no mercado, com o novo sistema operativo a acabar o ano em quase 10% dos computadores

Números dos últimos meses de 2015 mostram que o Windows 10 está presente em 9,96% dos computadores.

O Windows 10 foi instalado em 75 milhões de computadores nas suas primeiras quatro semanas. Em novembro, a quota de mercado do mais recente sistema operativo da Microsoft para computadores era de 9%. Em dezembro, a quota subiu 0,96%, para 9,96%.

Ainda assim, o número de computadores com o sistema operativo não é conhecido, mas a tendência natural é aumentar, uma vez que a Microsoft vai tentar fazer do sistema operativo uma “atualização recomendada” para os utilizadores do Windows 7 e Windows 8.1.

Da tendência de futuro para a tendência do passado. A Microsoft anunciou que vai deixar de atualizar e dar suporte técnico às versões mais antigas do Internet Explorer.

O dia 12 de janeiro é a data escolhida para o lançamento da atualização final e o objetivo passa por encorajar os utilizadores das versões 8, 9 e 10 do Internet Explorer a descarregarem uma das versões mais recentes do browser, nomeadamente o Internet Explorer 11.

A gigante da informática alerta para as vulnerabilidades de segurança e consequentes ataques maliciosos, além da existência de possíveis problemas de estabilidade no IE que não serão corrigidos.

Falamos agora do Steam, serviço da Valve que registou o seu melhor ano de sempre.

Em 2015 o Steam disponibilizou mais de 3 mil novos jogos (em 2014 foram 1900), contando com vendas acima dos 350 milhões de unidades e um lucro próximo dos 3,5 mil milhões de dólares.

Os números apresentados não incluem os lucros provenientes de títulos free-to-play e de conteúdos adicionais, o que significa que estamos perante a compra ou a ativação de jogos completo ou em early access. Segundo o estudo, a Valve controla aproximadamente 15% do mercado global de computadores.

No total, estima-se que o Steam tenha mais de 8 mil jogos no seu catálogo.

Mas há mais. O ano de 2016 começou da melhor forma para o serviço de videojogos da Valve.

No dia 3 de janeiro a plataforma registou 12.332.504 jogadores em simultâneo, um novo recorde.

Terminamos com a habitual sugestão de cinema e a estreia da semana.

“Joy” é o filme em destaque e nele brilha Jennifer Lawrence, mas há outros nomes de relevo nesta película realizada por David O. Russell, como são os casos de Robert De Niro e Bradley Cooper.

“Joy” é a história desenfreada duma família através de quatro gerações centradas numa rapariga que se torna mulher e fundadora de uma dinastia de negócios e matriarca por mérito próprio. Traição, perfídia, perca de inocência e cicatrizes do amor pavimentam a estrada nesta intensa e emocional comédia humana, sobre como se tornar numa verdadeira chefe de família e de empresa perante um mundo implacável. Aliados tornam-se inimigos e inimigos tornam-se aliados, dentro e fora da família, enquanto a vida íntima de Joy e a sua feroz imaginação a conduzem no meio da tempestade que enfrenta.

Este é o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=NG5n4m_yZNc


Share This Post On
468x60.jpg