TECNOCRÓNICA (Opinião-Ademar Dias): Novos serviços de televisão conquistam espaço.




Não param de chegar novidades acerca do Windows 10.

A Microsoft está na fase final de preparação para o lançamento da mais recente edição do seu sistema operativo e esta semana soubemos que, para as versões mobile, tal como acontece em sistemas iOS, os utilizadores vão poder usar o Windows 10 com apenas uma mão.

Ademar Dias peq._800x800Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

Esta funcionalidade está ao alcance de todos os utilizadores de dispositivos da Apple mas o mesmo já não se pode dizer dos dispositivos com sistema operativo Android, uma vez que só será compatível com alguns equipamentos.

Também a Cortana está a receber atualizações enquanto a Microsoft ultima o seu sistema operativo. A assistência virtual já consegue rastrear voos e encomendas bem como responder a perguntas sobre o estado do tempo e flutuações de ações na bolsa.

Esta semana ficou também marcada pela chegada do Media Player da PlayStation 4.

Podemos dizer que chegou tarde mas agora a consola ganha uma nova dimensão.

A funcionalidade suporta formatos como MKV, AVI, MP4, MPEG3, MP3, e AAC, sendo capaz de reproduzir vídeos, músicas e fotografias.

Se ligarem a vossa PS4, o Media Player deve aparecer no menu principal.

Ainda no universo Sony, a empresa aproveitou a sua conferência da E3 para anunciar o seu serviço de televisão, o PlayStation Vue.

O serviço vai estar disponível para a PlayStation 4, mas por agora está apenas planeado para os Estados Unidos.

Com o PlayStation Vue, os utilizadores vão poder evitar subscrever pacotes completos de canais e escolher apenas os que querem ver.

No mesmo campo mas com uma reputação já bem mais consistente voltamos a falar da Netflix.

Se na semana passada a satisfação era grande pela confirmação da chegada da Netflix ao mercado português (será no mês de outubro), por estes dias a desilusão foi o sentimento reinante.

A empresa confirmou que, no dia em que o serviço estiver disponível para todos os portugueses, por uma assinatura mensal de €7,99, as séries galardoadas House of Cards e Orange Is The New Black não constarão da biblioteca de séries prontas a serem visualizadas.

Se a exibição de House of Cards em território luso pela TV Séries pode explicar o porquê desta ausência, no caso de Orange Is The New Black simplesmente não existe qualquer transmissão em português.

Ainda assim, o pacote Netflix deve chegar a Portugal com séries como Demolidor (Daredevil) Bloodline, Grace and Frankie, Unbreakable Kimmy Schmidt, Marco Polo e Sense8, juntamente com os documentários Virunga, Mission Blue e Chef”s Table.

O modelo adotado em Portugal será o mesmo que a companhia adota noutros países, com o lançamento na íntegra de todos os episódios de uma temporada, legendado em português e disponível no PC, tablets, smartphones e televisores, desde que tenham uma ligação à internet.

20150617gameofthrones_800x800Agora passamos aos recordes batidos no final da quinta temporada de Game of Thrones, com o 10º e último episódio a tornar-se no mais visto na história da série.

Segundo o Deadline, “Mother’s Mercy” foi visualizado por cerca de 8.1 milhões de pessoas. O recorde anterior tinha sido estabelecido pelo episódio de estreia da mesma temporada, que conseguiu qualquer coisa como 7.9 milhões. O novo registo é ainda mais impressionante tendo em conta que o episódio coincidiu com o jogo 5 da final da NBA.

Os dados mostram ainda que o rácio de espetadores subiu 13% comparativamente à semana anterior, e 14% em comparação ao final da temporada 4.

Agora, resta esperar por 2016 e pela já confirmada sexta temporada de Game of Thrones. Antes, o autor de A Song of Fire and Ice, George R. R. Martin, deve terminar o livro The Winds of Winter, o sexto da franquia.

Bem mais perto de acontecer está o regresso de Dragon Ball.

O Anime vai estrear no Japão no dia 5 de julho mas já é possível espreitar as primeiras imagens em https://www.youtube.com/watch?v=pGFSKMMC12g

Dragon Ball Super segue os eventos dos mais recentes filmes, Dragon Ball Z: Resurrection ‘F’ e Dragon Ball Z: Battle of Gods.

A série será supervisionada por Akira Toriyama, criador do Manga de Dragon Ball, e vai reunir todas as personagens conhecidas da série, dando continuação à história alguns anos depois do combate entre Son Goku e Majin Buu.

Ainda não se sabe se a série vai ser exibida na televisão portuguesa.

Finalmente o cinema e a estreia da semana.

Destaque para a película de ação/aventura San Andreas, realizada por Brad Peyton. No elenco sobressaem os nomes de Dwayne Johnson, Alexandra Daddario, Carla Gugino, Ioan Gruffudd, Kylie Minogue e Paul Giamatti.

A sinopse conta: «Depois de a famosa falha de San Andreas finalmente ceder desencadeando um sismo de magnitude 9 na Califórnia, um piloto de helicóptero de resgate e salvamento e a sua mulher, de quem já estava afastado há algum tempo, fazem juntos o caminho de Los Angeles a São Francisco para salvar a sua única filha. Mas esta arriscada viagem é apenas o início. E quando eles pensam que o pior já passou… está, na verdade, a começar.»

Pode espreitar o trailer em https://www.youtube.com/watch?v=nxHtom8aWNw


Share This Post On
468x60.jpg