TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): ainda há novidades para além da Web Summit… sim há!




Em semana de Web Summit deixamos já um aviso prévio: hoje há menos linhas neste espaço!

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

Ora… por norma a TECNOCRÓNICA apresenta cinco tópicos semanais mas, uma vez que o território nacional é por estes dias a capital mundial da tecnologia, seria quase irrelevante destacar quatro ou cinco temas quando a corrente excede e muito a capacidade desde espaço.

Por isso fica um desafio a quem nos costuma visitar de navegar em busca dos destaques da cimeira. Certamente não vai ser difícil encontrar novidades.

Mas Web Summit à parte…

Através de testes realizados pelo Washington Post, CNET e Consumer Reports às baterias dos smartphones da Apple concluiu-se que a autonomia dos iPhones está cada vez pior.

“Com algumas exceções, os modelos de topo deste ano tiveram piores resultados que os do ano passado. O novo iPhone XS ‘morreu’ 21 minutos antes do iPhone X do ano passado. O Pixel 3 deste ano durou menos uma hora e meia que o Pixel 2”, aponta o Washington Post.

Apesar de a tendência estar assinalada, verificou-se também que o recente iPhone XR é uma das exceções. Nos testes feitos ao catálogo atual de iPhones foi o XR o que teve mais autonomia, com 12 horas e 25 minutos. Já o iPhone XS teve apenas 9 horas e 9 minutos, sendo aquele que tem a pior autonomia entre os smartphones da Apple.

Mas para quem ainda não está entre as fileira da “Empresa da Maçã” fica um aviso: a tendência também se estende aos smartphones Android.

O Spotify revelou no seu mais recente relatório que continua a somar subscritores. Segundo os dados financeiros trimestrais agora apresentados, o serviço de música tem 87 milhões de utilizadores pagantes.

Para comparação, no último trimestre, o Spotify tinha 83 milhões de utilizadores, pelo que a conquista de novos utilizadores está a acontecer a um ritmo saudável. Já no que diz respeito a utilizadores pagantes e gratuitos, o Spotify tem um total de 191 milhões.

De recordar que o Spotify ainda é dos poucos serviços de streaming de música que concede a opção de ouvir música sem qualquer custo, um modelo de serviço que no entanto exige que os utilizadores sejam expostos a publicidade entre algumas músicas.

Agora é oficial, os anúncios estão a chegar ao WhatsApp. O vice-presidente Chris Daniels confirmou que os anúncios serão realmente integrados na aplicação de mensagens e adiantou que este será mesmo “o método primário de monetização para a empresa”.

Os anúncios serão integrados no separador ‘Estados’ tal como aconteceu com o Instagram.

Ao The Economic Times, o responsável confirmou que os anúncios começarão por ser implementados no separador ‘Status’ (ou ‘Estados’), onde os utilizadores podem fazer publicações efémeras semelhantes às Stories do Instagram. De notar que a rede social também integrou anúncios nesta área.

A monetização do WhatsApp conforme planeada pelo Facebook terá sido um dos motivos que levou ao afastamento dos fundadores da empresa. Brian Acton abandonou a empresa em 2017, Jan Koum saiu em junho deste ano devido à forma como o Facebook pretendia usar os dados dos utilizadores.

No cinema, o filme em estreia que destacamos esta semana intitula-se “Operação Overlord”.

Um thriller de ação que nos situa a algumas horas do Dia D, quando uma equipa de paraquedistas americanos cai em território francês ocupado por nazis, para realizar uma missão crucial ao sucesso da invasão. Incumbidos de destruir um transmissor de rádio no topo de uma igreja fortificada, os soldados desesperados unem forças com uma jovem aldeã francesa para destruírem a torre. Mas, num misterioso laboratório nazi por baixo da igreja, os militares, em desvantagem numérica, ficam cara-a-cara com inimigos nunca antes vistos.

Resta salientar que esta película é produzida por J.J. Abrams, motivo mais do que suficiente para levantar uma certa curiosidade. Julius Avery está a cargo da realização, enquanto Jovan Adepo, Wyatt Russell e Mathilde Ollivier são os destaques do elenco.

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=riONqDK-A7o


Share This Post On
468x60.jpg