TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): aqui há interações para todos os gostos.
A Google permite-lhe recordar praticamente dias inteiros da sua vida.
Jornalista
Rádio Horizonte Algarve/ Tavira
É sabido que a tecnológica de Mountain View armazena todo o tipo de dados sobre os seus utilizadores. Agora, o Android Headlines revela que as fotografias tiradas com o seu smartphone e armazenadas no Google Photos permitem-lhe relembrar onde e quando as tirou.
Se tiver a funcionalidade ativada, o Google é ainda capaz de associá-las a localizações no próprio Maps. Caso pretenda ‘mergulhar’ um pouco mais fundo dentro do ‘cofre’ de dados da Google, pode ainda saber quanto tempo passa em média a usar aplicações assim como todo o seu histórico de pesquisa e locais visitados.
Se pretender consultar estas informações siga este link: https://myactivity.google.com/myactivity
Já são conhecidas as palavras mais pesquisadas no dicionário Priberam e estas revelam muito sobre o que se passou em 2016.
Há mais de 200 palavras no top das consultas no Priberam. Lá é possível encontrar “veto”, “sicário” “misógina”, “marqueteiro”, “discriminar”, “indefectível”, “cidadania”, “garrafais”, “estupro”, “presidenta”, “contristar”, “egrégios/esplendor/brumas”, “gambozinos”, “dantesco”, “geringonça”, “garganeiro”, “impeachement”, “paralímpico”, “contingente”, “pansexual”, “misógino/xenófobo”, “bataclã”, “despenalização” e “biónico”.
Em 2016, a Priberam registou pesquisas com “uma correlação directa com acontecimentos nacionais e internacionais da política, do desporto, da sociedade, da economia, etc.
Para ficar a conhecer a que momento noticioso corresponde cada palavra, pode aceder ao site do dicionário onde é dada uma amostra dos vários momentos, em http://oanoempalavras.priberam.pt/
Nas últimas semanas temos apresentado alguns rankings, ao jeito de balanço do ano, nomeadamente no campo musical.
Aqui, agora, centramo-nos no balanço de 2016 para os leitores da Pitchfork e entre eles encontramos os 50 melhores álbuns, os sobrevalorizados e os que mereciam mais, entre outros.
Por isso, indicamos apenas quem lidera cada uma das tabelas. Aqui vai:
Melhor: Frank Ocean: Blonde/Endless
Melhor canção: Kanye West: “Ultralight Beam”
Álbum mais subvalorizado: Anderson .Paak: Malibu
Álbum mais sobrevalorizado: Kanye West: The Life of Pablo
Melhor artista novo: Whitney
Melhor artista ao vivo: Kanye West
Melhor presença nas redes sociais: Kanye West
Se gosta de Metallica vai gostar do que vai ler. Se não gosta da banda pode vir a gostar.
Já imaginou ver o seu nome com o logótipo dos Metallica. Agora é possível! A banda norte-americana criou um website que permite criar a sua própria versão do famoso logótipo.
O mesmo está disponível em http://metallica.alwaysdata.net/, e aceita qualquer palavra ou letra da língua inglesa – pelo que nomes com acentos ou outras letras não serão reconhecidos.
Em jeito de curiosidade… o logótipo dos Metallica é um dos mais icónicos da história do rock e do heavy metal e foi criado por James Hetfield (o vocalista) quando a banda ainda se encontrava a dar os primeiros passos.
Terminamos com a habitual sugestão de cinema entre os filmes que agora estreiam nas salas.
“Passageiros” é uma longa metragem que mistura drama, ficção e romance. Realizada por Morten Tyldum, a película conta com um trio de atores que facilmente conseguimos identificar pelos nomes. São eles Jennifer Lawrence, Chris Pratt e Michael Sheen
Em “Passengers”, Jennifer Lawrence e Chris Pratt são dois passageiros a bordo de uma nave espacial que os transporta para uma nova vida noutro planeta. A viagem sofre uma reviravolta mortal quando as cápsulas de hibernação os acordam 90 anos antes da chegada ao seu destino. À medida que Jim e Aurora tentam desvendar o mistério por trás desta falha, apaixonam-se, sendo incapazes de negar a sua intensa atração. No entanto são ameaçados pelo iminente colapso da nave e pela descoberta da verdade sobre o porquê de terem acordado.
Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=rxajQ7CUQn0