TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): dados estatísticos, publicidade.
Em dezembro último, segundo as medições efetuadas pela comScore em Portugal, a audiência média diária de internautas online rondou os 2,545 milhões nesse mês.
O estudo permite aferir que as redes sociais têm aumentado os seus utilizadores em sede nacional, os portugueses ouvem cada vez mais música online e o país continua a acompanhar o aumento de velocidade que se tem registado na internet a nível global.
A comScore revela ainda que o total de audiência de visitantes únicos (com ligação via desktop) rondou os 5,472 milhões de pessoas.
Também foi traçado o perfil tipo do internauta português. O utilizador nacional tem uma idade média de 38,4 anos, é maioritariamente do sexo masculino (52,8% contra 47,2% de audiência feminina), e visitou, em média, 66,5 páginas por dia, demorando cerca de 21,7 minutos por cada visita.
Ao todo, foram visualizadas 1.520 páginas diferentes durante todo o mês, sendo que a média mensal por visitante se ficou nas 959.
O total de minutos acumulados em rede, por sua vez, chega quase a bater a fasquia dos 4 mil milhões.
Serviços como a Netflix, FoxPlay ou Nplay trouxeram para Portugal a oportunidade de ter acesso a um vasto repertório de conteúdos, como séries, filmes e documentários.
O preço é fixo ao fim do mês, mas a verdade é que, apesar dos portugueses estarem entre os que mais consomem informação e conteúdos online, só o fazem se não tiverem de pagar por isso. A exceção vai para o desporto.
Um estudo da Anacom mostra que um ano depois de chegar a Portugal, o Netflix, líder mundial neste segmento, chegava apenas a 2% dos portugueses com 10 ou mais anos. Os dados apurados no final do terceiro trimestre do ano passado mostram que os serviços concorrentes tinham uma quota de apenas 1%. Entre utilizadores de internet, a penetração destes serviços é de 9%, números que colocam Portugal na 22ª posição europeia da tabela.
O tipo de conteúdo preferido dos utilizadores nacionais é o gratuitos (85%) e sem publicidade (56%).
O aspeto preço coloca-nos na primeira posição da Europa na utilização de serviços de música exclusivamente gratuitos (86%). Somos os segundos no consumo de vídeos online exclusivamente gratuitos, jornais e filmes. Só no consumo de conteúdos desportivos pagos é que os portugueses surgem acima da média europeia.
A Tesla vai começar a vender os seus veículos em Portugal na segunda de 2017 e agora surgem rumores que o CEO da empresa, Elon Musk, pode ter outros projetos para o nosso país.
Parece que Portugal é um dos candidatos para ter uma Gigafactory, fábrica de baterias da empresa e um grupo de Facebook quer ajudar a que esta hipótese se concretize.
O grupo ‘Bring Tesla Gigafactory to Portugal!’ fez um vídeo para convencer a Tesla a instalar-se no nosso país. Mais! O grupo quer falar diretamente com Elon Musk para destacar o ecossistema empreendedor, o ‘know-how’ especializado e o bom tempo que merecem o investimento com esta fábrica.
Foi ainda criada a hashtag #GigaInPortugal para que Elon Musk fique esclarecido de que Portugal é o melhor candidato.
Este é o link do grupo: https://www.facebook.com/groups/teslagigafactoryportugal/
E este o do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=czVwgAUZnsw
Agora uma boa notícia para quem não gosta de perder tempo online.
O Youtube vai deixar de ter anúncios de 30 segundos que não dão para “saltar”, isto é, que o utilizador tem de ver até ao fim antes de visualizar o vídeo que escolheu.
A Google confirmou que os anúncios obrigatórios de 30 segundos vão deixar de existir a partir de 2018, uma vez que a empresa quer oferecer uma experiência publicitária que agrade não só às marcas, mas também aos utilizadores.
Como os anúncios de 30 segundos são vistos como um incómodo para muitos utilizadores, a plataforma vai apostar em formatos mais curtos.
No cinema, a estreia da semana marca um regresso ao passado.
Estreia esta quinta-feira o filme “T2: Trainspotting”, a sequela de “Trainspotting” (1996).
Tal como no original, Danny Boyle é o realizador responsável por fazer regressar esta obra de culto.
Mas os regressos acontecem também na lista de atores. A continuação da saga “Trainspotting” conta com o mesmo elenco. Ewan McGregor, Kelly Macdonald, e Robert Carlyle estão lá.
Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=9zCIEdgoqHU