TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): estudos revelam muitos dados acerca de nós.
65% dos empresários inquiridos num estudo sobre a gestão de riscos online admite preocupações com a ocorrência de ataques cibernéticos. O estudo revela ainda que 23% assume já ter sido alvo deste tipo de crimes.
A análise, feita pela consultora Marsh em parceria com a Microsoft, tem por base as respostas de mais de 1.300 responsáveis de empresas de vários setores que prestam serviço na Europa.
O estudo permite concluir que uma larga maioria de empresários “coloca este risco num risco de topo das suas organizações”, disse a especialista em riscos cibernéticos Ana Marques. A responsável da Marsh Portugal justifica esta conclusão com a “proliferação de informação” e os “recentes ataques cibernéticos que pairaram sobre a Europa, que foram um aviso”.
Num estudo semelhante, feito pela Marsh em 2016, este valor rondava os 32%.
Convém relembrar que em maio do próximo ano entram em vigor novas regras inseridas no Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD). O novo regulamento pode ser “uma oportunidade” para as empresas criarem estratégias neste âmbito e tornarem-se mais resistentes aos ataques.
Sabe quantas vezes toca no seu smartphone por dia? 2.617 vezes! São cerca de 145 minutos de utilização ou quase duas horas e meia, divididos por 76 “sessões”, revela um estudo recente.
O valor pode chegar a uma média de 5.427 toques por dia, se a análise tiver em conta os chamados eavy users, que perfizeram 10% dos norte-americanos, utilizadores da plataforma Android, inquiridos pela dscout para o estudo. Neste caso, gastam-se cerca de 225 minutos por dia, ou três horas e 45 minutos, divididos em 132 sessões diárias.
Refira-se que, entre o conjunto de interações tidas em conta para os resultados estão desde os toques no ecrã, à escrita, passando pelos deslizes de “páginas”, o zoom da visualização, etc.
A dscout indica que a utilização do smartphone tem um primeiro pico às 12h00 e depois se mantém elevada até que se regista um outro pico, próximo das 17h00.
Os serviços mais utilizados são o Facebook, com 15% das interações, mensagens em geral, com 11%, a visualização do ecrã inicial do dispositivo, com 9%. Depois surge o Google Chrome, com 5%, e serviços como o Instagram, o WhatsApp, o Gmail ou o Messenger do Facebok, todos com 3%.
Outra questão… Quantos portugueses têm o hábito de jogar online?
São 1,807 milhões os portugueses que têm por costume utilizar a internet como meio de entretenimento e lazer e jogar online, segundo os resultados do estudo Bareme Internet 2017, da Marktest.
O valor representa 21,1% do universo composto pelos residentes no Continente com 15 e mais anos, o que significa que um em cada cinco portugueses nesta faixa etária costuma aceder a sites para jogar.
Por idades, é entre os jovens que se verificam as taxas mais altas, com um valor médio de 49,9% nos indivíduos dos 15 aos 24 anos a referir ter este hábito, quase o dobro da média. O valor baixa gradualmente até 2,8% junto dos mais idosos.
Há também diferenças entre géneros, com 27,1% dos homens e 15,8% das mulheres a referir aceder à internet para jogar, na área de entretenimento e lazer.
Agora falamos do termo Binge Racer (ou em tradução livre Maratona Acelerada).
No fundo, é uma prática que consiste em ver toda uma série nas 24h depois do seu lançamento; uma temporada em menos de um dia.
E qual é a notícia? A Netflix revelou quais as séries que se colocam no top 20 em Portugal dessa maratona frenética, bem como a nível mundial e qual os países que contam com mais Binge Racers do mundo.
A companhia revelou que mais de 8.4 milhões de subscritores já realizaram uma Maratona Acelerada em todo o globo. E Portugal está no top 20.
Aqui está o top dos países ordenado do primeiro para o vigésimo posto (tal como os restantes rankings): Canadá, Estados Unidos, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Alemanha, México, Austrália, Suécia, Brasil, Irlanda, Reino Unido, França, Nova Zelândia, Peru, Holanda, Chile, Portugal, Itália e Emirados Árabes Unidos.
Este é o das séries com mais Maratonas Aceleradas: Gilmore Girls: A Year in the Life, Fuller House, Marvel’s The Defenders, The Seven Deadly Sins, The Ranch, Santa Clarita Diet, Trailer Park Boys, F is for Family, Orange Is the New Black, Stranger Things, Friends from College, Atypical, Grace and Frankie, Wet Hot American Summer, Unbreakable Kimmy Schmidt, House of Cards, Love, GLOW, Chewing Gum e Master of None.
Por fim, o top 20 em Portugal: Marvel – Os Defensores, Gilmore Girls: A Year in the Life, Santa Clarita Diet, Os sete pecados mortais, Amigos de faculdade, The Ranch, Atypical, Narcos, The Last Kingdom, Eu Tu e Ela, Lovesick, The OA, Dear White People, Pastilha Elástica, Love, F is for Family, Stranger Things, Top Gear, Flaked e White Gold.
E para terminar o cinema.
Estreia agora nas salas o filme “O Boneco de Neve”, uma película de terror/thriller do realizador Tomas Alfredson e que conta com Michael Fassbender, Rebecca Ferguson e Chloë Sevigny nos principais papéis.
Em “O Boneco de Neve” uma equipa de elite de combate ao crime, liderada pelo detetive Harry Hole (Fassbender), investiga o desaparecimento de uma vítima durante a primeira queda de neve do inverno. Este teme que um elusivo assassino em série esteja de novo ativo e com a ajuda de uma extraordinária recruta (Ferguson), o polícia tem que ligar décadas de casos não resolvidos com um impressionante novo caso, se quiser superar este inimaginável e perverso assassino antes da próxima queda de neve.
Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=k80dRn6g2AA