TECNOCRÓNICA (Opinião de Ademar Dias): teletransporte quântico, online e uma prenda.


Começamos com uma inovação tecnológica. A Caltech, a NASA e a Fermilab realizaram uma investigação que conseguiu alcançar o que se chama de teletransporte quântico.

Ademar Dias

Jornalista/ Rádio Horizonte Algarve-Tavira

Traduzindo… conseguiram transferir informação de forma instantânea a uma distância de 44km.

Foram construídos três núcleos capazes de iniciar uma sequência de qubits, o que permite atingir uma velocidade mais rápida do que a velocidade da luz e com 90% de fiabilidade.

Este avanço é um novo passo em direção à Internet quântica que deve vir a permitir a existência de redes ultrarápidas e sistemas à prova de hacking.

As compras online são muito mais que uma tendência. Certo é que no espaço online os riscos são novos para muita gente e um estudo da Kaspersky revela que muitos dos que hoje compram online estão pouco sensibilizados para esta questão.

O estudo revela que 84% dos consumidores aceitam partilhar dados pessoais com retalhistas, como endereços de email e números de telefone, para terem acesso a um grande desconto nas suas compras natalícias.

A percentagem de inquiridos que diz só fazer compras em lojas online de marcas de referência, para minimizar riscos de segurança é de apenas 17% e só um terço asseguram que não fará compras em sites que não pareçam legítimos, por melhores que sejam as promoções apresentadas.

A percentagem de inquiridos que se revelam conscientes dos riscos associados a compras em sites ilegítimos ou de marcas desconhecidas é ainda menor (29%).

A Zoom decidiu dar uma prenda nesta quadra festiva.

A empresa vai levantar temporariamente o limite de tempo para as contas gratuitas, uma decisão que surge para fazer frente à época festiva e ao distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19.

O limite de tempo de 40 minutos sem efeito nos dias de celebração, ou seja, na véspera de Natal, no dia de Natal, na véspera de Ano Novo e também no dia de Ano Novo.

A medida estende-se a todo o mundo e vai ajudar as famílias a conviverem, sem restrições de tempo, mesmo que à distância.

Christopher Nolan, o conceituado realizador de títulos como “Interstellar”, “Dunkirk”, do mais recente “Tenet” e de uma das trilogias que tem Batman como protagonista (“Batman Begins”, “The Dark Knight” e “The Dark Knight Rises”), revelou recentemente que tem interesse em adaptar os seus filmes para um formato jogável.

Em entrevista a Geoff Keighley, o cineasta vai mais além, dizendo mesmo que «não queres só criar um jogo licenciado e usar a marca estabelecida do filme. Tu queres fazer algo que seja grande por si só.»

Nolan mantém um relacionamento saudável entre os seus filmes e jogos, com três deles, “Batman Begins”, “Inception”, e “The Prestige” a serem exibidos dentro de Fortnite, no modo Party Royale. O trailer de “Tenet” foi mesmo exibido pela primeira vez no jogo da Epic.

Finalmente a sugestão de cinema. Destaque para o filme “Sem Saída” (“Follow Me” no título original).

Will Wernick é o realizador deste thriller onde uma estrela das redes sociais viaja com os amigos para Moscovo para gravar novos conteúdos para o seu bem-sucedido vlog. Numa tentativa permanente de ultrapassar limites para satisfazer os desejos de um crescente número de seguidores, ele e os amigos aceitam participar num jogo mortal cheio de mistério, excessos e perigo. À medida que a fronteira entre vida real e redes sociais se vai esbatendo, o grupo tem de lutar para escapar e sobreviver.

Keegan Allen, Holland Roden e Denzel Whitaker estão no elenco desta película.

Trailer em


Share This Post On
468x60.jpg