TECNOCRÓNICA: realizade virtual contra o medo e novos dados.




Um grupo de cientistas está a criar experiências em realidade virtual que simulam o fenómeno da projeção da consciência. O projeto tem a capacidade de reduzir o medo da morte nos seus utilizadores.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

As experiências que resultaram neste estudo foram feitas com recurso a um headset Oculus Rift onde era reproduzido um conteúdo com um corpo humano virtual desenhado para figurar como o “habitáculo” do utilizador, estimulando assim o seu sentimento de propriedade sobre ele. Assim que o participante assimilava a ilusão, a sua perspetiva mudava da primeira para a terceira pessoa, criando uma experiência semelhante àquela que é normalmente associada à sensação provocada por um fenómeno desta natureza.

A experiência foi conduzida em 32 mulheres e 16 delas dizem ter-se sentido numa experiência extracorporal. Depois de removerem o headset, as participantes assumiram sentir-se menos ansiosas relativamente à morte do que aquelas que não conseguiram assimilar o fenómeno na sua plenitude.

Os testes vão continuar, mas os primeiros resultados são animadores quanto ao poder da realidade virtual nas suas possíveis aplicações médicas. A inibição dos medos é apenas uma das capacidades que está a ser estudada.

Os portugueses ligam-se cada vez mais à internet, mas dedicam menos tempo ao Facebook.

A criação de Mark Zuckerberg ainda lidera em Portugal em número de utilizadores. O Facebook foi a rede social com maior número de visitantes únicos no passado mês de março, 3,119 milhões. O YouTube ficou em segundo, com 2,244 milhões e o LinkedIn em terceiro, com 550 mil visitantes. Os dados são de um estudo conjunto da Mediapost e da comScore e põem a seguir no ranking o Pinterest (401 mil) e o Instagram (385 mil). O Twitter só aparece no sexto lugar. Destaque ao WhatsApp, que terá conseguido em março a sua melhor prestação de sempre entre os portugueses: 79 mil utilizadores únicos.

Salienta-se também o sucesso do LinkedIn, com 39 mil páginas visitadas e 511 mil visitantes a usarem o smartphone para aceder à rede social profissional.

Embora o Facebook lidere em número de visitantes, o tempo que estes lhe dedicaram foi muito próximo do tempo passado a ver vídeos no YouTube. A tendência é clara: neste campo o Facebook está em queda, enquanto o YouTube vem a subir.

Falamos agora de ‘cyberbullying’, ocorrência que prolifera nas redes sociais, mas que agora, um estudo coloca em evidência também no mundo dos videojogos.

Um estudo inquiriu 2,500 mil jogadores entre os 12 e os 26 anos, dos quais 57% dizem já ter sido alvo de abusos enquanto jogavam online.

Estes jogadores foram alvo de ‘trolls’ (64%), discurso de ódio (50%), ameaças (47%), contacto sexual não requisitado (39%) e informação privada partilhada (34%) e até invasões informáticas (38%). “Se alguém não está a jogar bem será bombardeado com abuso. É literalmente uma corrente e dirão qualquer coisa que possas imaginar como ‘Espero que os teus pais morram’ e ‘Vou matar-te’”, disse um dos jogadores inquiridos.

O abuso é constante e sete entre cada 10 jogadores afirma que o ‘cyberbullying’ nos jogos online deve ser levado mais a sério, com cerca de metade dos jogadores inquiridos a afirmar que se devia apostar em moderadores humanos.

Nas consolas, a Sony revelou esta semana que uma em cada cinco PS4 vendidas é uma Pro.

Sem revelar números concretos mas adiantando que a proporção é de cinco para um, Jim Ryan, responsável pelas vendas globais, disse que a versão mais poderosa da PlayStation 4 excedeu as expectativas da companhia, apesar de ter sofrido com a escassez de stock nas lojas.

Shawn Layden, presidente da Sony Interactive Entertainment America, acrescentou que “os rumores sobre a desgraça das consolas são muito prematuros. Na verdade, se acompanhares os dados da NPD para as vendas da PS4 e Xbox One, juntas as duas e as consolas nunca estiveram tão vibrantes e grandes quanto agora. E isto apenas nos Estados Unidos.”

Ryan disse ainda que “tem sido agradável na América do Norte vendermos dois paraum em relação à Xbox One. Mas na Europa, tornou-se numa fortaleza da PlayStation, com pelo menos três para um em unidades vendidas.”

Layden adiantou ainda que já foram vendidas mais de um milhão de unidades do PlayStation VR, o capacete de realidade virtual da Sony.

No cinema, está aí o ´reboot´ do filme “A Múmia”, desta vez com Tom Cruise como protagonista.

O realizador Alex Kurtzman conta-nos a história de uma ancestral princesa (interpretada pela atriz Sofia Boutella) sepultada num túmulo algures nas profundezas do impiedoso deserto, cujo destino lhe foi injustamente roubado.

Quando despertada no presente, ela traz toda a malevolência acumulada ao longo dos milénios e horrores que desafiam a compreensão humana.

São 111 minutos de ação e aventura e aqui está o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=QxULyRCiDiY


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