Tecnocrónica: tecnologia com lacunas, novas tecnologias e outros dados.


Garantir o acesso dos jovens a computador e internet não chega para melhorar o desempenho académico dos alunos, segundo um estudo que sugere que a forma como utilizam as tecnologias digitais é mais determinante no sucesso escolar.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

A conclusão é de investigadores da Information Management School da Universidade Nova de Lisboa (NOVA IMS), publicado na revista científica Emerging Science Journal, que analisou dados de 38 mil alunos que em 2021/2022 realizaram os exames nacionais de Português e Matemática.

Naquele ano letivo, até devido às medidas de resposta à pandemia da covid-19, a esmagadora maioria dos alunos já tinha acesso a um computador pessoal e a Internet, mas os resultados nos exames nacionais não refletiram melhorias decorrentes desse contacto com as tecnologias digitais.

Um estudo realizado por investigadores da OpenAI e do MIT Media Lab revela que o ChatGPT pode acentuar a sensação de solidão entre os utilizadores mais frequentes da ferramenta de Inteligência Artificial.

Segundo o Business Insider, os responsáveis pelo estudo analisaram milhões de conversas e interações por mensagens de voz no ChatGPT. Já o MIT Media Lab analisou o tipo de utilização do ChatGPT de um conjunto de mil pessoas.

Concluiu-se que “um pequeno número de utilizadores são responsáveis por uma porção desproporcional das pistas mais afetivas”, e que os utilizadores com “uma utilização diária mais alta têm uma correlação com um maior isolamento, dependência, uso problemático e menor socialização”.

Uma nova tecnologia desenvolvida pela Universidade Estadual da Pensilvânia, nos EUA, pode vir a tornar possível ouvir a sua música favorita sem auriculares ou auscultadores e sem incomodar ninguém por perto.

De acordo com o site BGR, esta tecnologia chama-se Audible Enclave e recorre a ondas sonoras ultrassónicas para criar ‘bolsas’ de som que apenas o utilizador consegue ouvir. Assim, é possível, por exemplo, estar num espaço fechado e só ouvir música se estiver em pé num ponto específico, com o resto a permanecer em silêncio.

Os investigadores indicam que esta tecnologia não necessita de equipamento adicional e que o atual protótipo é capaz de providenciar som a uma distância de até um metro, com os responsáveis a acreditarem que é possível aumentar esta distância e também o volume.

Um novo relatório da Newzoo indica que a maioria dos jogadores não joga videojogos novos e que apenas uma minoria passou a maior parte do seu tempo com títulos de 2024.

No PC, perto de 67% do tempo passado a jogar no PC foi com jogos lançados há 6 ou mais anos. 25% do tempo passado a jogar no PC foi em jogos com 2 até 5 anos, apenas 8% do tempo foi passado com jogos de 2024.

Na PlayStation, 44% do tempo passado a jogar foi com jogos com mais de 6 anos, valor que passa para 49% nas consolas Xbox. O tempo passado a jogar jogos de 2024 na PlayStation e também na Xbox foi de apenas 15%.

E agora o cinema, com destaque para o filme de ação “Um Trabalhador Implacável” (“A Working Man” no título original).

Quanto à história… Levon Cade deixou para trás uma carreira militar nas forças especiais para levar uma vida simples na construção civil. Mas quando a filha do seu patrão, que é família para ele, é raptada por traficantes de pessoas, a sua procura para a encontrar expõe uma rede de corrupção muito maior do que alguma vez imaginou.

Jason Statham, Michael Peña e David Harbour são os destaques do elenco deste filme do realizador David Ayer.

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=SKTrY70zx4g&t=2s


Share This Post On
468x60.jpg