Um novo estudo aponta alguns benefícios que resultam do uso da internet, especialmente para as populações com mais idade.
Abrangendo os EUA, Europa, China e México, o relatório indica que os utilizadores de internet com 50 ou mais anos têm em média menos 33% de risco de morte do que aqueles que não usam. Este valor sobe para 40% no caso da Europa e para 44% para a China.
A distração de conhecer pessoas novas e de manter as amizades existentes através da internet são fatores que reduzem o isolamento social e os sintomas depressivos, diminuindo assim os riscos de morte, apontam os autores do estudo.
Os resultados gerais indicam ainda que navegar online, entre os maiores de 50 anos, também está associado a um risco 17% menor de diabetes e a um risco 19% menor de sofrer um acidente vascular cerebral.
Quase metade (45,2%) das empresas da União Europeia (UE) adquiriram serviços de computação em nuvem este ano, face a 41% em 2021. Portugal fica-se pelos 37,5% e pelo 19.º lugar da tabela dos 27 Estados-membros.
A Finlândia lidera a tabela dos países cujas empresas mais adquiriram serviços informáticos, com 78,3%. No extremo oposto está a Bulgária com 17,5%.
Nas empresas da UE, o serviço mais adquirido foi o correio eletrónico (email 82,7%), seguindo-se o armazenamento de ficheiros (68%) e ‘software’ de escritório (66,3%).
Cerca de um quarto das empresas adquiriram plataformas informáticas para desenvolvimento, teste ou implementação de aplicações (26,1%), ‘software’ de planeamento de recursos empresariais (25,9%), capacidade informática para executar o próprio ‘software’ da empresa (25,4%) ou ‘software’ de gestão das relações com os clientes (25,0%).
Cerca de 43% portugueses utilizam Inteligência Artificial (IA) pelo menos uma vez por mês, segundo o estudo ‘Consumer Sentiment Survey 2023’, da Boston Consulting Group (BCG). Por seu turno, 23% recorre a esta tecnologia semanalmente.
“A proporção de pessoas que utilizam IA pelo menos uma vez por mês aumenta para 67% em adultos entre os 18 e os 24 anos e decresce para 26% em adultos com mais de 64 anos. Ainda 19% de todos os inquiridos admitiu já ter experimentado, mas não usufruir, e 38% revelou nunca ter usado estas ferramentas”, apontou a entidade, em comunicado.
De acordo com a pesquisa, os portugueses usam IA “sobretudo para obterem informações (54%), desde factos e dados até explicações e conceitos”, bem como para “auxílio na realização de tarefas, como fornecer instruções, conselhos técnicos ou oferecer sugestões e dicas em diversas áreas (52%)” e ainda para “o aprimoramento da escrita no desenvolvimento de textos, correções gramaticais e traduções (48%) e a criação de conteúdo como design, música e vídeo, incluindo a composição, criação de imagens, layouts, anúncios e filmes (28%)”.
Mais dados em https://www.noticiasaominuto.com/tech/2458823/cerca-de-43-dos-portugueses-utiliza-ia-pelo-menos-uma-vez-por-mes
A série mais pesquisada no Google em 2023 é “The Last of Us”.
A série da HBO e PlayStation Productions, acompanhada pela Naughty Dog, a criadora do jogo, foi acompanhada com grande atenção, tanto pelos fãs do jogo como pelos que não o conheciam, à espera dos novos acontecimentos e para tentar perceber o quão fiel permaneciam às cenas originais.
The Last of Us tornou-se num furor e numa aposta mais do que ganha para a HBO, que conseguiu uma série que é referida como o exemplo a seguir nas adaptações dos videojogos, surgindo como a mais pesquisada no Google, à frente de Wednesday, One Piece e outras séries populares.
A lista, ordenada do primeiro para o décimo lugar, é a seguinte: “The Last of Us”, “Wednesday”, “Ginny & Georgia”, “One Piece”, “Kaleidoscope”, “King the Land”, “The Glory”, “That ’90s Show”, “The Fall of the House of Usher” e “Shadow and Bone”.
No cinema, entre as estreias da semana, destaque para a estreia do filme de ação “Silent Night – Vingança Silenciosa”.
Do lendário realizador e produtor de “John Wick”, John Woo, chega-nos esta crua história de vingança da parte de um pai atormentado que vê o filho morrer no fogo cruzado de um gangue na Véspera de Natal. Enquanto recupera de um ferimento que lhe custa a voz, faz da vingança a missão da sua vida e inicia um regime de treino implacável de modo a vingar a morte do filho.
Joel Kinnaman, Catalina S. Moreno e Kid Cudi compõem o elenco. Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=eXhSX7PhP7c