Tecnocrónica: tendências e um olhar para 2023.


Amplamente marcado pelas dificuldades decorrentes da maior corrida de sempre por talento e pelas ameaças e ataques à cibersegurança de muitas estruturas, 2022 vai ser lembrado pelo setor tecnológico como um ano que testou a resiliência e a capacidade de adaptação da maior parte das empresas.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

Já de olhos postos em 2023, a Opensoft, empresa portuguesa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas, identifica e anuncia quais as principais tendências tech que vão marcar o próximo ano.

Estas são as tendências: potenciar serviços à distância; investir em segurança; concretizar as iniciativas de transformação digital; focar nos sistemas de informação; e apostar na sustentabilidade.

A Meta e a Alphabet (casas-mãe do Facebook e do Google, respetivamente) perderam o domínio que tinham no mercado da publicidade na Internet, adianta um estudo do grupo Insider Intelligence.

Segundo estes dados, a ‘fatia’ deste mercado detida pela Meta e a Alphabet terá caído 2,5% para 48,4% este ano, um sinal de uma maior concorrência de rivais como a Amazon, a Apple, a Microsoft e também do TikTok. Recorde-se que estas duas gigantes tecnológicas têm mais de 50% do mercado de publicidade na Internet desde 2014.

A previsão deste estudo nota ainda que, até 2024, a quota da Meta e da Alphabet continuará a cair e até aos 43,9%.

Um estudo realizado por Timothy Hill, sociólogo da Universidade de Bath no Reino Unido, concluiu que as constantes distrações provocadas por redes sociais podem estar a impedir-nos de ser mais criativos e inovadores.

Hill nota que, graças às redes sociais, as pessoas estão a evitar ‘cair’ num tipo de tédio mais profundo uma vez que, assim que o começam a sentir, consultam imediatamente as redes sociais. Porém, é neste tédio mais profundo que costumam ter lugar as ideias mais criativas, pelo que se pode manifestar como um problema a longo prazo.

“O tédio profundo pode ser um conceito imensamente negativo mas, na verdade, pode ser intensamente positivo se as pessoas tiverem a oportunidade para desenvolvimento e pensamento sem distrações”, conta o investigador.

A Steam lançou oficialmente uma ferramenta que permite saber quais foram os seus jogos preferidos, assim como quantas horas passou a jogá-los na plataforma em 2022.

A ferramenta chama-se Steam Replay e não é muito diferente de outras que foram sendo lançadas neste final de ano por outras plataformas.

Mais divertido do que saber quais foram os títulos mais jogados, a Steam Replay mostra-lhe quanto tempo passou com estes jogos.

Podes conferir o teu Steam Replay através deste link: https://store.steampowered.com/login/?redir=replay%2F&redir_ssl=1

No cinema, entre o Natal e a Passagem de Ano esta acaba por ser a última sugestão de 2022.

“Shotgun Wedding – Casamento Explosivo” é uma comédia realizada por Jason Moore onde Jennifer Lopez, Josh Duhamel e Jennifer Coolidge assumem o destaque do elenco.

Quanto à história… um extravagante local escolhido para um casamento é tomado por criminosos. Enquanto tentam salvar as suas famílias, os noivos, que começavam a duvidar do seu amor, redescobrem os motivos porque se apaixonaram. Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=qNVwRHQL8jw


Share This Post On
468x60.jpg