Tecnocrónica: tráfego, WhatsApp, assimo como videojogos e consolas na ementa.


Um estudo realizado pela Imperva conclui que, no ano passado, 47,4% de todo o tráfego registado na Internet foi gerado por bots. O valor representa um aumento de 5,1% face ao ano anterior.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/Tavira

Segundo o Bad Bot Report, este foi também o quarto ano consecutivo em que se registou um aumento na atividade de bots maliciosos, sendo que, em 2022, foram responsáveis por 30,5% de todo o tráfego. A Imperva sublinha também que estas ferramentas estão cada vez mais sofisticadas. Em 2022, 51,2% do tráfego gerado por bots maliciosos aconteceu por via de modelos considerados “avançados”, valor que era de apenas 25,9% em 2021.

Aumentaram também os ataques conduzidos com vista ao roubo de contas, na ordem dos 155%. De todos os logins tentados nos últimos 12 meses, 15% foram classificados como tentativas de roubo.

O WhatsApp anunciou uma nova funcionalidade de privacidade, denominada Chat Lock, que permite aos utilizadores manterem privadas algumas das suas conversas mais sensíveis.

Se desejar ‘trancar’ uma das suas conversas pode escolher esta funcionalidade. Esta conversa será, assim, colocada numa pasta especial à qual só é possivel aceder com uma palavra-passe, por via de reconhecimento facial ou sensor de impressão digital.

Uma funcionalidade interessante para quem partilha um telemóvel ou tablet com outras pessoas, umas vez que garante que ninguém tenha acesso a informações mais privadas.

E o WhatsApp publicou um vídeo sobre a funcionalidade: https://www.youtube.com/watch?v=RVFsS-PeJm8

Avançamos com mais novidades do WhatsApp que, com o lançamento de uma nova versão beta para Android e iOS, acaba por dar aos utilizadores a capacidade de editar mensagens já enviadas.

A capacidade de editar mensagens depois de serem enviadas será certamente útil para quem usa o WhatsApp, evitando assim gerar confusão na conversa ou até corrigir um erro sem necessidade de enviar uma nova mensagem a corrigir.

Mas, ao que tudo indica, há limitações. Os utilizadores poderão editar mensagens enviadas apenas durante 15 minutos, sendo que poderão alterar a mensagem quantas vezes quiserem durante este período. Além disso, todos os participantes de uma conversa saberão quando uma mensagem for editada, uma vez que a mensagem surgirá devidamente etiquetada.

Ainda não se sabe quando é que a capacidade de editar mensagens enviadas chegará a todos os utilizadores do WhatsApp mas, como já está a ser testada, acredita-se que seja em breve.

Os videojogos e consolas estão entre os artigos de segunda mão mais procurados em Portugal. A conclusão é de um estudo da GFK a pedido da Wallapop, uma plataforma online para artigos usados.

22% dos inquiridos disseram ter comprado artigos de gaming em plataformas online durante o último ano, sendo que uma maioria de 83% disse que as compras foram especificamente em plataformas de artigos usados.

Os artigos mais procurados foram videojogos (69%), seguido de comandos (40%) e consolas (19%). Na Wallpap, a categoria de Consolas e Videojogos é a 3.ª mais procurada (a categoria de Moda e Acessórios lidera).

Velocidade Furiosa X” (“Fast X” no título original) é a nova entrega da franquia e chega agora às salas de cinema.

Louis Leterrier é o realizador ao volante deste novo capítulo e o responsável por colocar nomes como o dos atores Vin Diesel, Michelle Rodriguez e agora Jason Momoa a acelerar no grande ecrã.

Dom Toretto e a sua família confrontam, agora, o rival mais letal com que já se cruzaram: uma ameaça aterradora que emerge do lado mais obscuro do passado, movida pela sede de vingança e determinada a acabar com esta família e destruir tudo e todos os que Dom ama, para sempre.

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=_d7ELXxpQAs


Share This Post On
468x60.jpg