Tecnocrónica: um concurso, listas e mais novidades.


A competição de inovação e empreendedorismo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tem regresso marcado para 2022.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve /Tavira

A sétima edição do Santa Casa Challenge vai distinguir projectos de tecnologia que «respondam ao desafio da acção climática através da educação e transição digital».

Quem tiver uma ideia ou um produto «testado e exequível do ponto de vista tecnológico», mas que ainda não esteja a ser comercializado, por inscrever-se na edição de 2022 do Santa Casa Challenge (https://casadoimpacto.scml.pt/open-call/challenges/) até 27 de Fevereiro.

Os projectos, que têm de apresentar «dispositivos, aplicações, conteúdos digitais, serviços Web ou de comunicação» que possam dar resposta aos «desafios relacionados com sustentabilidade ambiental», serão avaliados por um júri, que depois escolhe os melhores dez.

Estes seleccionados entram depois na competição a sério, sob forma de um pitch que acontece no dia 14 de Abril. O vencedor ganha um prémio de 15 mil euros, incubação na Casa do Impacto e vai ter acesso gratuito à Web Summit 2022.

O Spotify revelou as canções dos anos 70, 80 e 90, portuguesas e estrangeiras, mais ouvidas pelos portugueses no último ano.

Segundo os dados recolhidos pela plataforma de streaming, Ornatos Violeta, António Variações e Xutos & Pontapés destacam-se entre os artistas portugueses mais ouvidos, com os Queen, os Nirvana e os Police a sobressaírem entre os estrangeiros.

Como há várias listas vamos diretamente a cada um destes top 5.

Anos 80: 1. ‘Canção de Engate’ – António Variações; 2. ‘A Minha Casinha’ – Xutos & Pontapés, 3. ‘Contentores’ – Xutos & Pontapés, 4. ‘Dunas’ – GNR e 5. ‘Estou Além’ – António Variações.

Anos 90: 1. ‘Ouvi Dizer’ – Ornatos Violeta; 2. ‘A Paixão (Segundo Nicolau da Viola)’ – Rui Veloso, 3. ‘Tudo o Que Eu Te Dou’ – Pedro Abrunhosa, 4. ‘Chaga’ – Ornatos Violeta e 5. ‘Não Há Estrelas No Céu’ – Rui Veloso.

Anos 70: 1. ‘Bohemian Rhapsody’ – Queen, 2. ‘Sultans of Swing’ – Dire Straits, 3. ‘Don’t Stop Me Now’ – Queen, 4. ‘Highway to Hell’ – AC/DC e 5. ‘Hotel California’ – Eagles.

Anos 80: 1. ‘Every Breath You Take’ – The Police; 2. ‘Sweet Child O’ Mine’ – Guns N’ Roses; 3. ‘Another One Bites the Dust’ – Queen; 4. ‘Back in Black’ – AC/DC e 5. ‘Under Pressure’ – David Bowie & Queen.

Anos 90: 1. ‘Smells Like Teen Spirit’ – Nirvana; 2. ‘Wonderwall’ – Oasis; 3. ‘Creep’ – Radiohead; 4. ‘Ouvi Dizer’ – Ornatos Violeta e 5. ‘Losing My Religion’ – R.E.M..

Já é possível ouvir as mensagens de voz gravadas no WhatsApp antes do destinatário receber a mensagem.

Para aceder ao novo recurso basta abrir a conversa, individual ou de grupo, e tocar no ícone do microfone no canto inferior direito. Depois, deslizá-lo para cima para parar a gravação sem usar as mãos antes de falar.

Quando se termina, é só carregar em ‘Parar’ e, por fim, é possível carregar em ‘Reproduzir’ para ouvir a gravação. Pode-se também tocar em qualquer parte do áudio para reproduzi-lo apenas a partir desse momento. Caso se deseje eliminar, é só tocar no ícone do lixo.

Sonic the Hedgehog da SEGA vai ser o próximo jogo a surgir no serviço que a Tesla disponibiliza dentro dos seus carros, compatível com comandos por USB e chega graças a uma parceria entre a companhia e a SEGA.

Cuphead e The Witcher 3 são outros jogos disponíveis no serviço que a Tesla apresenta e a chegada de Sonic certamente revela os esforços da SEGA para dinamizar a imagem do personagem, que terá direito a novo filme nos cinemas e um novo jogo em 2022.

Em jeito de brincadeira já estamos a antever um aumento das piadas que relacionem a velocidade do ouriço azul com os carros da marca. Mais a sério, atenção à velocidade!

No cinema, o arranhiço está de volta. “Homem-Aranha: Sem Volta a Casa” marca o aguardado regresso do herói de ação ao grande ecrã.

Realizado por Jon Watts, a franquia continua com o ator Tom Holland no papel de protagonista. Zendaya volta ao papel de grande interesse amororo de Peter Parker / Homem-Aranha, mas nesta película o destaque vai para a chegada de Benedict Cumberbatch ao imaginário do aranhiço.

É que pela primeira vez na história cinematográfica, a identidade do Homem-Aranha é revelada. Quando Peter pede ajuda ao Doutor Estranho para restaurar o seu segredo, o feitiço abre um buraco no seu mundo, libertando os vilões mais poderosos que já lutaram contra o Homem-Aranha em qualquer universo. É o Multiverso a tomar conta do imaginário da Marvel.

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=sjFvlJEh1Rw


Share This Post On
468x60.jpg