O tráfego de banda larga fixa atingiu um novo máximo histórico, em Portugal, no primeiro trimestre do ano, registando uma subida de 16,4% face ao mesmo período em 2022.
De acordo com os dados da ANACOM, o tráfego médio mensal por acesso foi de 270 GB, um valor que representa um aumento de 12,5% em comparação com o primeiro trimestre no ano passado.
A ANACOM indica que, nos três primeiros meses de 2023, a taxa de penetração de banda larga fixa a nível de clientes residenciais foi de 91,7 por 100 famílias, mais 3,2% do que no ano anterior. O número de acessos de banda larga fixa aumentou em 152 mil, numa subida equivalente a 3,5%, para 4,5 milhões.
Um estudo realizado pela Universidat Oberta de Catalunya (UOC) concluiu que a maior parte do material apreendido aos pedófilos diz respeito a imagens banais, quotidianas, de menores.
Segundo o estudo, 72% do material nas mãos dos pedófilos são imagens não sexualizadas de crianças.
Os pedófilos aproveitam-se do facto de haver pais a documentar a vida dos filhos, ou de outras crianças próximas, nas redes sociais, para reunir conteúdo para uso próprio.
O estudo da universidade catalã refere que 89% das famílias partilham conteúdos dos seus filhos no Facebook, Instagram ou TikTok, uma vez por mês. No caso dos bebés, 81% estão na Internet antes sequer de completarem seis meses.
Fica o alerta para todos aí desse lado.
A Apple desvendou oficialmente o iOS 17, a próxima grande atualização para iPhones, e que conta com algumas novidades, entre elas uma relacionada com segurança que vale a pena mencionar.
Chama-se Sensitive Content Warning e permite que os utilizadores saibam se receberam alguma fotografia/vídeo com nudez que talvez não queiram ver.
O objetivo da Sensitive Content Warning é combater o envio de imagens e vídeos com nudez não solicitada. Se o utilizador receber uma mensagem deste tipo, o iPhone perguntará se deseja realmente abrir o ficheiro e terá de dar consentimento para tal.
Mas a novidade da semana surgiu na Worldwide Developers Conference (WWDC 23) da Apple com a revelação do primeiro grande lançamento da empresa liderada por Tim Cook na última década.
A marca da maçã entra agora na área da realidade virtual aumentada com os Apple Vision Pro. Trata-se de um headset que pode fundir a realidade com os conteúdos digitais, numa realidade estendida ou mista que se antecipava.
A informação aparece em frente aos olhos do utilizador, com dimensão, podendo dar a escala e distância com sombras e manipular as imagens e conteúdos com as mãos, os olhos ou a voz.
Pode saber mais em https://www.apple.com/apple-vision-pro/ mas desde já convém saber que este produto só deve chegar ao mercado no próximo ano e o preço ultrapassa a fasquia dos 3 mil euros.
E no que ao cinema diz respeito, a estreia da semana que destacamos é uma aventura robótica, naquele que é o capútulo mais recente da saga Transformers.
“Transformers – O Despertar das Feras Atmos” marca o regresso à ação e ao espetáculo da saga, numa aventura pelo mundo dos anos 90, com os Autobots e uma nova espécie de Transformer, os Maximals, na eterna batalha entre Autobots e Decepticons.
Ron Perlman, Anthony Ramos e Peter Cullen são os destaques do elenco desta película realizada por Steven Caple Jr.
Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=VvuyEvyX7rk