Tecnocrónica: velocidade do cérebro, vários dados estatísticos e terror no cinema.


Novidade ou não, os cientistas calcularam a velocidade a que o nosso cérebro pensa e concluíram que este é… lento!

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

A nova estimativa a velocidade a que o nosso cérebro processa informação nos 10 bits por segundo. O estudo também revelou que a forma como o faz é em série e não em paralelo, ou seja, o nosso cérebro processa um fluxo de informação, um dado de cada vez, e não é capaz de trabalhar com vários fluxos ao mesmo tempo.

Este fluxo lento surpreende se considerarmos que o nosso sistema nervoso reúne informações sobre o que ocorre à nossa volta a uma velocidade cerca de 100 milhões de vezes superior àquela a que o nosso cérebro processa essas informações. Fica o paradoxo: o que está a fazer o cérebro para filtrar toda essa informação?

Pode saber mais em https://www.caltech.edu/about/news/thinking-slowly-the-paradoxical-slowness-of-human-behavior

Uma análise a centenas de milhões de dispositivos revelou que o iOS é mais propenso a ser alvo de atacantes maliciosos do que o Android.

O relatório revela que 19% dos dispositivos iOS empresariais foram vítimas de, pelo menos, um ataque de phishing durante o período analisado, em comparação com 10,9% dos dispositivos Android empresariais.

E com a adoção de ferramentas de Inteligência Artificial espera-se que os ataques de phishing também cresçam em complexidade. O acesso até à IA mais básica permitirá aos agentes maliciosos aumentar a taxa dos seus ataques cem vezes. Os utilizadores menos experientes também têm muito mais probabilidade de cair em ataques de phishing se houver uma IA para responder imediatamente.

A nova diretiva da União Europeia relativa ao carregador universal, que torna a entrada USB-C obrigatória para todos os dispositivos eletrónicos, entrou recentemente em funcionamento, harmonizando as regras, independentemente do fabricante.

Dois anos após a aprovação da lei, os consumidores da UE deixam, assim, de precisar de carregadores e cabos diferentes para os vários aparelhos eletrónicos portáteis de pequena e média dimensão.

Telemóveis, ‘tablets’, leitores eletrónicos, auriculares, câmaras digitais, auscultadores, consolas de videojogos portáteis e altifalantes portáteis recarregáveis com fios terão de estar equipados com uma porta USB tipo C, independentemente do seu fabricante.

Além disso, a partir de 28 de abril de 2026, o mesmo acontecerá com todos os computadores portáteis.

2024 terminou com uma das plataformas gaming mais populares da atualidade a registar um novo recorde de novos jogos lançados.

De acordo com o SteamDB, foram lançados 18.949 novos jogos no Steam este ano, superando os 14.310 do ano passado por uma margem considerável.

Na verdade, desde 2006 e com exceção de 2010 e 2019, o número de novos jogos lançados a cada ano subiu sempre em relação ao anterior, e por maiores margens nos anos mais recentes.

E no cinema, começamos 2025 a sugerir a estreia do filme de terror “Nosferatu”.

Este é um conto gótico de obsessão entre uma jovem mulher assombrada e o terrível vampiro que se apaixona por ela, causando um horror indescritível no seu rasto.

Escrito e realizado por Robert Eggers, (tem no currículo “O Farol” e “O Homem do Norte”), “Nosferatu” inclui no seu elenco Bill Skarsgård, Nicholas Hoult, Lily-Rose Depp, Aaron Taylor-Johnson e Willem Dafoe.

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=_0BpgX-f38A


Share This Post On
468x60.jpg