TECNOCRÓNICA(opinião de Ademar Dias): blogosfera, música, conteúdos e uma lenda.




Um estudo da Blogs Portugal, plataforma ibero-americana de marketing de influência, em conjunto com a Guess What, estima que um post patrocinado em Portugal custa em média 50 euros, mas pode ascender aos quatro mil euros, dependendo das necessidades das marcas e da dimensão e notoriedade do blogger/influencer.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

“Foi feito pela primeira vez um estudo à blogosfera portuguesa de modo a perceber os preços praticados nos posts patrocinados. Obtivemos os dados de mais de 1.000 blogues e conseguimos apurar que o preço médio de um post é de 50 euros, sendo que existe um grande intervalo de preços, que começa nos 10 euros”, refere André Santos, um dos três fundadores da plataforma.

Segundo o mesmo estudo, a categoria ‘Tecnologias e Gadgets’ é a mais cara de se patrocinar, onde um post custa às marcas, em média, 105 euros. ‘Culinária e Gastronomia’, pelo contrário, é a categoria que sai mais barata às marcas, numa média de 50 euros por publicação.

Esta é a lista dos preços médios por post patrocinado nas diferentes categorias: Tecnologia e Gadgets: 105€; Literatura: 92€; Saúde: 80€; Viagens: 78€; Baby Blog: 70€; Fitness: 57€; Culinária e Gastronomia: 50€; Moda: 38€; Diy e Decoração: 35€; Beleza: 32€.

Os lucros obtidos pela indústria musical com o streaming ultrapassaram, pela primeira vez, os que foram resultado da venda de formatos físicos como o CD.

Os dados foram apresentados pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), que registou também um crescimento global da indústria musical pelo terceiro ano consecutivo, na ordem dos 8,1% em 2017.

Segundo a IFPI, os lucros obtidos pelos serviços de streaming aumentaram 41% em 2017, num total de 5,5 mil milhões de euros.

Os conteúdos digitais representam, atualmente, 38% dos lucros obtidos pela indústria, à escala global.

Já os formatos físicos continuam em queda, representando agora apenas 30% do mercado, num total de 4,2 mil milhões de euros. As vendas digitais também sofreram uma pesada redução de 20,5% em 2017, para 2,3 mil milhões de euros.

Agora apresentamos uma viagem musical pelo mundo e pelo tempo com o Radiooooo (http://radiooooo.com/), uma plataforma que permite escolher música numa década a partir de uma linha do tempo que abrange os séculos XX e XXI.

No mapa mundo deste site basta escolher um país e uma data e logo uma música daquela época começará a tocar. Há ainda um modo Táxi, que basicamente permite criar uma playlist por vários países e décadas.

Alguns detalhes como a data de lançamento, a capa do álbum e o utilizador que descobriu a faixa aparecem no canto inferior esquerdo.

Como ainda é um serviço beta, nem todos os países têm o seu espólio musical representado, mas os utilizadores que queiram contribuir com novas músicas e completar o mapa musical só têm que criar uma conta.

Com a União Europeia (UE) a rever as regras respeitantes a conteúdo audiovisual disponível na região, é previsível que serviços como a Netflix ou a Amazon Prime sejam obrigados a dispoibilizar 30% dos seus conteúdos com origem europeia.

Esta não é a única medida na atual proposta que virá a ser votada pela UE. Melhores proteções a menores contra conteúdo malicioso, e regras mais rígidas no que diz respeito a discurso de ódio e provocações públicas para serem cometidos atos terroristas são outras áreas em discussão.

“É necessário um ambiente mais justo dentro de todos os participantes do setor audiovisual. Além disso, o nosso setor cultural terá um lugar mais proeminente nos catálogos ‘on-demand’, uma mudança significativa e positiva para os criadores e autores europeus”, pode ler-se no comunicado da Comissária para a Sociedade e Economia Digital, Mariya Gabriel, partilhado pelo Engadget.

No cinema, o destaque é em português e vai para um filme onde o futebol é tema sem ser foco da película em questão.

“Ruth” é o filme de António Pinhão Botelho que conta com o ator Igor Regalla no papel de Eusébio, numa longa metragem que provavelmente vai agradar mais aos benfiquistas.

Ainda assim, o filme não é sobre Eusébio, o Benfica ou futebol, “Ruth” é um retrato da sociedade portuguesa metropolitana e ultramarina no início da década de 60 e é nesse contexto que surge a história de Eusébio, um jovem futebolista africano de Moçambique que chega a Lisboa e é apanhado no meio da maior rivalidade clubística do país. Enquanto os ventos da mudança começam a soprar através da guerra, pirataria e outros acontecimentos históricos, Eusébio da Silva Ferreira começa o seu difícil trajeto até se transformar naquilo que é: uma lenda.

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=7PMaQNXuiUU


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