TERRAS SEM SOMBRA: Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo 2015
O Magnum Mysterium, Diálogos Musicais no Sul da Europa (séculos X-XXI).
A 11ª edição do Festival “Terras Sem Sombra” que se vai realizar entre 14 de Março e 4 de Julho, vai ser apresentado amanhã, quarta-feira, 4 de Março, a partir das 11hoo, na Fundação EDP/ Central Tejo Alcântara, em Lisboa. No acto estarão presentes Juan Ángel Vela del Campo, Director Artístico do Festival, Sara Fonseca, Directora Executiva do certame e Pedro Azenha Rocha, Coordenador das Acções de Biodiversidade.
O festival que inclui vertentes de Música, Património e Biodiversidade, tem como tema central o Magnum Mysterium, Diálogos Musicais no Sul da Europa (séculos X-XXI).
O Festival Terras Sem Sombra homenageia os 50 anos de carreira de António Chainho, contando com a sua participação e dando destaque à guitarra portuguesa, na sua terra natal, Santiago do Cacém.
O Festival começa em Almodôvar, a 14 de Março, com cante gregoriano, volta a acolher Odemira, dez anos depois, na sua programação, termina em Beja, a 20 de Junho.
A gastronomia entra também na programação de 2015, numa junção entre as cozinhas do Baixo Alentejo e da vizinha Espanha, nomeadamente em Castro Verde e Beja.
Teixeira Correia
(jornalista)