Hugo Carulo, da Coligação “Beja Consegue”, renunciou ao cargo de tesoureiro da União de Freguesias de Salvador e Santa Maria da Feira (UFSeSMF), em Beja. Vai ser convocada Assembleia de Freguesia para votar recomposição do elenco.
A formalização da saída foi feita na passada sexta-feira, em carga enviada ao presidente da UFSeSMF, António Ramos, onde explica as razões da sua saída, face à assunção de um outro cargo que faz com exista uma incompatibilidade com aquele que exercia na freguesia.
Hugo Carulo, deverá ser substituído por Maria Adelina Rodrigues na Assembleia de Freguesia, mas o lugar do demissionário vai ter que ser votado, o que pode levar a um impasse tal como aconteceu após as eleições, que só na segunda reunião aprovou o Executivo.
António Ramos, presidente da União de Freguesias de Salvador e Santa Maria da Feira, disse ao Lidador Notícias que “já pedi ao presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia para convocar a assembleia no mais curto espaço de tempo. A nossa proposta é respeitar a constituição do que saiu da reunião de tomada de posse que tem estado em vigor, com a/o substituto com as mesmas funções de Hugo Carulo”, concluiu.
Recorde-se que no dia 14 de outubro de 2021, após o ato de instalação na eleição de vogais da Junta de Freguesia, as propostas não foram aprovadas e só no dia 28 do mesmo mês, em segunda convocatória, a Assembleia de Freguesia da União das Freguesias (UF) de Beja de Salvador e Santa Maria da Feira voltou a reunir e aí o Executivo ficou finalmente constituído.
Substituições no Executivo da Junta/União de Freguesias
De acordo com o Artigo 29º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, as vagas ocorridas na junta de freguesia são preenchidas: 1-a) A de presidente, nos termos do artigo 79.º; b) A de vogal, através de nova eleição pela assembleia de freguesia, 2- Esgotada, em definitivo, a possibilidade de preenchimento da vaga de presidente, cabe à câmara municipal, após a comunicação do facto pelo presidente da assembleia de freguesia, proceder à marcação de novas eleições para a assembleia de freguesia, no prazo de 30 dias, com respeito pelo disposto nos n.os 3 e 4 do artigo 11.º e sem prejuízo do disposto no artigo 99.º e 3- A comunicação referida no número anterior deve ser feita no prazo de oito dias a contar da data da verificação da impossibilidade.
Eleições Autárquicas de 2021
António Ramos, candidato pelo PS, foi reeleito presidente com 37,84% a que corresponderam 1.728 votos, mais 371 do que a lista da CDU, encabeçada por Francisco Caixinha. O Executivo da União de Freguesias é composto por quatro eleitos do PS e um da Coligação “Beja Consegue”.
O PS conseguiu 6 mandatos (António Ramos, Bruno Sustelo, Custódia Alho, Liliana Alferes, Rui Revez e Rita Brito), a CDU conseguiu 4 mandatos (Francisco Caixinha, Evaristo Amaro, Luzia Rosário e Natacha Lemos, e a Coligação “Beja Consegue” alcançou 3 (Hugo Carulo, Linabela Martins e Francisco Soares).
Teixeira Correia
(jornalista)