(Atualizada) Aljustrel: EN 2, entre Aljustrel e Castro Verde, reaberta depois de aluimento da via.


Já foi reaberta a Estrada Nacional 2, no troço entre Aljustrel e Castro Verde, depois do aluimento parcial do piso que cortou na noite de quarta-feira, aquela via ao trânsito automóvel.

Atualização: Em comunicado enviado ao Lidador Notícias, a Infraestruturas de Portugal (IP), faz saber que:  “já se encontra normalizada a circulação na EN2, em Aljustrel. O trânsito foi interrompido ao inicio da noite de ontem, dia 8 de janeiro, devido ao abatimento do piso ao quilómetro 621,7 da EN2. A IP deslocou de imediato as suas equipas para o local, a fim de sinalizar o corte de trânsito e iniciar os trabalhos de reparação, permitindo a reabertura ao tráfego no inicio da madrugada de hoje”.

O Lidador Notícias (LN) esteve no local, tendo apurado que a cratera no piso surgiu ao final da tarde, pouco passava das 19,00 horas, e terá entre um a dois metros de diâmetro, e três a quatro metros de profundidade, tendo as autoridades cortado o trânsito no local, a cerca de cinco quilómetros de Aljustrel.

O aluimento ocorreu num local da EN2, conhecido como a barragem do Monte Ruas e o trânsito está encerrado à saída de Aljustrel, no sentido norte/ sul, e a 9 quilómetros em Carregueiro, no sentido sul/ norte.

As causas para o aluimento não estão ainda apuradas, mas os rebentamentos no sub-solo da mina podem ter provocado ao aluimento de terras debaixo do alcatrão que levou à aberta da cratera. Pelas marcas existentes no piso, tudo aponta para que uma viatura tenha passado no local e de seguida o piso abateu.

Nelson Brito, o presidente da Câmara de Aljustrel, esteve no local e disse ao LN que “o alerta foi dado à GNR por automobilistas, cujas viaturas não sofreram danos”, acrescentando que durante o dia de amanhã “haverá uma avaliação profunda sobre os danos e as obras a fazer”, concluiu.

As empresas mineiras que trabalham na região e usam aquele troço da estrada foram já informadas do corte.

Como alternativa, os condutores têm as ligações Aljustrel/Beja/Castro Verde ou Aljustrel/Messejana/Casével/Castro Verde.

No local, encontram-se GNR, bombeiros e autoridades de proteção civil e Infraestruturas de Portugal.

A Estrada Nacional nº 2 atravessa Portugal de Norte a Sul e é a estrada de maior extensão do país, tendo o seu início em Chaves (Km 0) e terminando ao Km 738,5 em Faro (originalmente tinha um total de 739,260 Km), passando por onze distritos (Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro), oito províncias (Trás-os-Montes e Alto Douro, Beira Alta, Beira Litoral, Beira Baixa, Ribatejo, Alto Alentejo, Baixo Alentejo, e Algarve), 4 serras, 11 rios e 32 concelhos.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg